Prefeito de Penedo e comandante do 11º BPM divulgam plano de segurança para o Bom Jesus

09/01/2014 17h05

Tudo pronto para as festividades em homenagem ao Glorioso Bom Jesus dos Navegantes de Penedo, em sua 130ª edição. A programação religiosa teve início no último sábado (04). E a parte artística e cultural da festa, começa nesta terça-feira (07), no Palco das Correntes, montado na Praça 12 de abril, Orla do São Francisco. Nesta manhã (07), na sede do Executivo, o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão (PDT), preocupado com a segurança público para os dias da festa, reuniu toda a imprensa da região para detalhar o plano traçado em parceria com as forças do Estado e do município. “Nossa preocupação é a segurança dos penedenses, turistas e romeiros que estarão em Penedo durante a festa. Não mediremos esforços para que tudo ocorra bem. E a parceria com comando do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Penedo, busca salvaguardar e garantir a bom andamento da festa”, frisou Marcius Beltrão. A coletiva de imprensa que contou com o comando da PM em Penedo e, com o titular da regional, o delegado José Lindberg, o tenente coronel Hermelindo Pereira, detalhou quais as ações e o aparato que serão empregados. “Com a união das forças, a segurança pública das festividades será garantida. O plano que traçamos vai contar a participação da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Marinha do Brasil e Prefeitura, com apoio e contratação de segurança privada. Além do Conselho Tutelar, solicitado pelo Batalhão”, pontuou o comandante do 11º BPM. O tenente coronel afirmou que várias ações na festa e na região do entorno, buscando coibir e prevenir a prática de delitos, serão adotadas. Entre elas: “A proibição de paredões de som, a entrada de garrafas de vidro, tanto na pista, quando nos camarotes. Na rampa de acesso a festa terá um portal, onde todos serão revistados, com detectores de metais. Ao fim de cada dia, blitzes buscando combater que motoristas guiam alcoolizados, também vão acontecer. Todas as práticas que possam contribuir com a prática de delitos, vão ser combatidas”.

Sistema de vídeo

Nesta edição, 12 câmeras serão montadas, entre fixas e móveis, com 360º e zoom. “Esta é a primeira vez que vamos usar este sistema em Penedo. A base será montada próximo a festa, e ficará sob a nossa responsabilidade. Com essa iniciativa, buscamos prevenir e, até, agir de imediato se algo acontecer. As avenidas, Floriano Peixoto, Duque de Caxias e Beira Rio serão monitoradas”, explicou o major Genival Bezerra.

União

A segurança pública da festa será feita por cerca de 140 militares por dia, dois delegados com suas respectivas equipes, 28 agentes. Além de todo o efetivo do 6º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) de Penedo, com escalas extras. Onde serão disponibilizadas duas embarcações para o Rio São Francisco e uma equipe de salvamento que terá como base a festa. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), também terá uma base na festa, com o apoio de uma ambulância Unidade de Terapia Intensiva. E outra na base fixa. A Marinha do Brasil, Agência Capitania dos Portos de Penedo, também vai dispor do seu aparato. E a Prefeitura de Penedo, contratou 160 seguranças privados e, ainda vai colocar todos os agentes de trânsito do Departamento Municipal de Transportes e Trânsitos nas ruas.

Área restrita

Nesta edição, a Prefeitura de Penedo, pensando no bem estar de todos, destinou um local para portadores de necessidades especiais e idosos, para os que desejam participar da programação artística, tenham acesso fácil e tranquilo, totalmente gratuito. A área dos degraus que dão acesso ao campo do Sinimbu será sinalizada e seguranças cuidarão do local especial.

Setores na área da festa

Na Praça 12 de Abril, foi montado o Palco das Correntes, onde vão acontecer apresentações culturais, reservada as tradições populares, aos folguedos e a arte da terra. Após as apresentações, bandas locais subiram ao palco. Também na Praça Comendador Peixoto, um centro de convivência foi erguido, para receber turistas e divulgar informações. Artesãos da terra também vão expor e comercializar sua produção, em estandes.

Palcos e camarotes

No campo do Sinimbu, dois palcos principais para as apresentações artísticas, shows, com uma grande passarela para que os artistas possam chegar perto do público. Além de um lance contendo 105 camarotes, para 16 pessoas cada. Ainda vão estar disponíveis de 300 vagas individuais por noite para vendas.

Programação artística dos festejos

- Quinta-feira (09) - A partir das 22hrs - Galã do Brega, Asa de Águia e Dorgival Dantas;

- Sexta-feira (10) - A partir das 22hrs - A dupla sertaneja Alex e Ronaldo, Garota Safada e Trio da Huanna;

- Sábado (11) - A partir das 21hrs - Julinho Porradão, Forró 100%, Pablo e Timbalada;

- Domingo (12) - A partir das 11hrs - A banda Marreta You Planeta;

Domingo dedicado ao dono da festa

Neste ano, o domingo 12 de janeiro, vai contar apenas com a manhã de sol, com previsão de término às 14hrs, antes do início da procissão terrestre do Glorioso Bom Jesus dos Navegantes.

“Para o domingo, entramos em acordo com a Igreja que nos pediu para que esse dia fosse dedicado apenas aos ritos religiosos. Então, estamos atendendo a solicitação. E este dia vai ser de homenagens ao dono da festa. A manhã de sol encerra a programação artística. E à noite, encerrando os festejos do Glorioso Bom Jesus dos Navegantes, no palco montado na Praça da Santa Cruz, o cantor católico Tony Alisson encerra a festa de Bom Jesus dos Navegantes”, disse Marcius Beltrão (PDT).

Ritos religiosos

No domingo, às 15hrs, o andor com a imagem do Bom Jesus dos Navegantes percorre as principais ruas do Centro, em procissão terrestre, com um percurso de aproximadamente três quilômetros, até o Porto de Penedo. Em seguida, segue em procissão fluvial em uma balsa, sendo acompanhada por dezenas de embarcações, percorrendo as margens das cidades sergipanas de Santana do São Francisco e Neópolis. Retornando ao porto, a procissão segue novamente terrestre para a Igreja de Santa Cruz do Bom Jesus dos Navegantes, onde o bispo da Diocese de Penedo encerra os ritos religiosos.

A historiografia

A Festa dos Navegantes era realizada na Igreja Franciscana de Nossa Senhora dos Anjos. A imagem do cortejo era o Cristo Agonizante. Quando em 1914 foi feita a última festa no convento, pois, ao recolher da procissão, o superior decidiu que não mais permitiria a festa no templo. O Senhor Antonio José dos Santos, conhecido popularmente como Antonio Peixe-Boi, aflito, procurou o santeiro e mestre Cesário Procópio dos Mártires e pediu que esculpisse uma imagem para a procissão. O mestre aceitou o desafio e com espírito muito ligado aos fatos das Sagradas Escrituras, aliado ao seu dom artístico, esboçou a imagem que hoje é celebrada pelos ribeirinhos e remeiros, o Glorioso Bom Jesus dos Navegantes.