Renan deixa Oposição fora da mesa do Senado

05/02/2015 19h07

renanmateriaO presidente reeleito do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), articulado com o líder da bancada do PT, Humberto Costa (PE), conseguiu aprovar uma manobra que garantiu a seus aliados todos os cargos na mesa diretora da Casa. Foi uma resposta ao PMDB oposicionista, que excluiu o PT da composição da nova mesa diretora da Câmara Federal. Com ajuda do PT, Renan colocou em prática uma operação para deixar de fora o PSDB e o PSB, que não apoiaram sua reeleição. Fizeram campanha para o senador Luiz Henrique (PMDB-SC). A manobra de Renan foi reprovada pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG), com quem ele trocou acusações. Aécio o acusou de “apequenar” o Senado, ao passo que Renan retrucou dizendo que ele não tinha respeito pela democracia. O PSDB indicou para a 1ª secretaria o senador Paulo Bauer (SC), vetado por Renan, que aceitava Lúcia Vânia (PSDB-GO). Como esta última não foi aceita por Aécio, ela disse que vai sair do partido. Depois do bate-boca entre Renan e o senador mineiro, a nova mesa do Senado ficou assim constituída:

Presidência: Renan Calheiros (PMDB-AL) Primeira Vice-Presidência: Jorge Viana (PT-AC) Segunda Vice-Presidência: Romero Jucá (PMDB-RR) Primeira-Secretaria: Vicentinho Alves (PR-TO) Segunda-Secretaria: Zezé Perrella (PDT-MG) Terceira-Secretaria: Gladson Cameli (PP-AC) Quarta-Secretaria: Ângela Portela (PT-RR) Suplências Sérgio Petecão (PSD-AC) João Alberto (PMDB-MA) Douglas Cintra (PTB-PE)

“Vossa excelência será o presidente dos ilustres senadores que o apoiaram, mas Vossa Excelência perde a legitimidade de ser presidente da oposição. Vossa Excelência apequena essa Presidência”, disparou Aécio Neves. Renan respondeu lembrando que Aécio foi derrotado na disputa pela presidência em 2014 e o acusou de ser estrela. “É bom que Vossa Excelência esteja dizendo disso! Foi candidato à Presidência! Por isso deu no que deu”. O tucano retrucou, lembrando que o colega foi alvo das manifestações de rua no mês de junho de 2013. “Perdi de cabeça erguida. Olho nos olhos do cidadão, eu falo com a população brasileira. Vossa excelência perdeu a dignidade desse cargo”, alfinetou. A escolha dos membros da Mesa ocorreu em reunião realizada na casa de Renan. Além do presidente do Senado, participaram da articulação os senadores Humberto Costa (PT-PE), Jorge Viana (PT-AC), Eunício Oliveira (PMDB-CE), José Pimentel (PT-CE), Romero Jucá (PMDB-RR) e Fernando Collor de Mello (PTB-AL).