Biu de Lira leva os prefeitos do semi-árido ao Ministério da Integração

24/02/2015 17h05
[caption id="attachment_62572" align="aligncenter" width="960"]Eles apresentaram ao ministro um roteiro de providências urgentes para ajudar os municípios alagoanos Eles apresentaram ao ministro um roteiro de providências urgentes para ajudar os municípios alagoanos[/caption]

    O senador Benedito de Lira esteve nesta terça-feira (24) acompanhado dos prefeitos Jorge Dantas (Pão de Açúcar) Avânio Feitosa (Belo Monte) Fabiano Ribeiro (Pariconha) Manoel Tenório (Quebrangulo) e Mário Silva (Santana do Ipanema) com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, para fazer um relato da situação de emergência nas 36 cidades alagoanas atingidas pela seca. Eles apresentaram ao ministro um roteiro de providências urgentes para ajudar os municípios alagoanos.

1) Restabelecer a plena disponibilidade de carros pipa, que era de 230 caminhões no ano passado. Atualmente, são 166 veículos. 2) Incluir a zona urbana de Minador do Negrão, Estrela e Igacy como áreas de emergência. A população dessas três cidades está sem receber água desde que secou a barragem de Bálsamo. É preciso que adutoras próximas dessas cidades sejam incluidas num sistema que os técnicos chamam de "engate rápido". 3) Incluir todo o município de Lagoa da Canoa no decreto federal de emergência para permitir que caminhões pipas operados pelo Exército possam levar água para as populações rurais. 4) Autorizar a Conab a vender milho a preços subsidiados, uma providência que surtiu efeito na estiagem do ano passado. O milho é uma ração necessária para alimentar o gado principalmente neste momento em que o preço do litro de leite despencou para cerca de 70 centavos. 5) Disponibilizar a água de um poço que capta água a uma profundidade de 800 metros e que tem capacidade de produzir 120 metros cúbicos de água por hora. O poço construído em Mata Grande ainda não está operando devido a problemas administrativos entre o Ministério da Integração e a Casal. O senador Benedito de Lira agradeceu a acolhida do ministro Gilberto Occhi, mas fez questão de lembrar que ainda falta ao Governo a adoção de uma política pública para resolver o problema do semi-árido brasileiro.