Um domingo triste

21/03/2015 22h10

IMG-20150321-WA0141Alagoas amanhecerá este domingo mais triste. A lacuna deixada por Divaldo Suruagy é impreenchível. Trata-se do maior líder político que Alagoas já viu.

De origem humilde galgou todos os cargos possíveis da esfera pública. Prefeito, deputado-estadual, deputado-federal, senador da república, três vezes governador e ainda candidato a vice-presidente da República (em eleição indireta) que teve mais votos no Colégio Eleitoral do que seu companheiro de chapa.

Professor, escritor, imortal da Academia Alagoana, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, enfim um homem de letras.

Amigo dos amigos. Amigo de Alagoas. O governador que valorizava o funcionalismo público e a Educação. Aquele que mais construiu habitação para os alagoanos. Inimitável.

Mas falar de Suruagy seria óbvio ou apenas um pouco mais do mesmo, pois todos conheceram a trajetória deste homem simples e digno.

Daqui, de onde escrevo essas palavras, sinto-me no dever de expressar o meu pesar e de meu pai pela passagem desse grande homem e amigo.

Na sala principal da casa do meu velho Ivan Barros, desde a infância, acostumei-me a ver um quadro pintado a óleo, pelo artista palmeirense Nildo Guedes que retrata Divaldo Suruagy.

Neste local, há mais de 30 anos, a pintura permanece na parede da casa do meu velho pai numa homenagem ao amigo que sempre estará no coração do povo.

Foi o então governador Divaldo Suruagy, já em seu terceiro mandato, que incentivou e apoiou a criação da Tribuna do Sertão, inclusive, escrevendo seus artigos e crônicas durante 19 anos, sem falhar sequer uma vez, até a última quinta-feira.

Seu espaço era cativo e nos honrava muito, pelo brilhantismo que ensejava ao nosso “jornal de pé de serra” que luta pelos que não podem lutar por quase duas décadas.

As pessoas que estimamos, não morrem, apenas partem antes de nós. Divaldo Suruagy é uma dessas figuras que o alagoano estima e não vai morrer nunca. É eterno no coração do povo.

Deus lhe pague Divaldo, por tudo que fez em prol dos alagoanos!