Mais de 60% da população de Jequiá da Paia já foi imunizada contra a Influenza; Campanha foi prorrogada

22/05/2015 11h11

IMG-205Mais de 60% da população de Jequiá da Praia já foi imunizada contra o vírus da influenza. A campanha, prevista para encerrar nesta sexta-feira( 22), foi prorrogada no Estado até o dia 05 de junho. De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde de Jequiá da Praia, Jéssica Nazário, a meta do município é vacinar 80% da população. “Até o início desta semana, nós já vacinamos 63,76 por cento. Ainda não atingimos o esperado, mas vamos intensificar as visitas, principalmente nos povoados, para conseguirmos atingir esta meta o quanto antes”, disse a diretora. Idosos com idade a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde e portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais, que ainda não tomaram a vacina, devem procurar as Unidades de Saúde do Município. “É importante que as pessoas que ainda não tomaram a vacina procurem as Unidades de Saúde do município e quem tiver parentes acamados, podem solicitar que um dos nossos enfermeiros vai até a residência aplicar a vacina”, reforçou Jéssica Nazário.

Sobre a Influenza

Influenza, conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas como febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e falta de apetite, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com boca, olhos, nariz.

Cuidados: A contaminação da gripe pode ser evitada com cuidados simples, como lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal. Mesmo pessoas que já tomaram a vacina, ao perceberam os sintomas, devem procurar o médico imediatamente.