Marcelo Palmeira vistoria obras no Sanatório

11/07/2015 16h04

palmeira

Mobilidade urbana e recuperação de espaços de convivência coletiva foram os assuntos mais discutidos, nesta sexta-feira (10), durante a vistoria realizada pelo vice-prefeito de Maceió, Marcelo Palmeira, nas obras de reforma do terminal dê ônibus e da Praça do Sanatório. A vistoria foi acompanhada pelo superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Tácio Melo, e pelo secretário municipal de Proteção ao Meio Ambiente, David Maia.

O terminal de ônibus está sendo totalmente reformado e seguirá a padronização adotada pela gestão Rui Palmeira. Entre outros serviços, a estrutura está sendo contemplada com pintura interna e colocação de cerâmica externa. “Estamos com praticamente metade dos terminais de ônibus de Maceió reformados. No mais, o prefeito Rui Palmeira assumiu o compromisso de, até o término da gestão, recuperar todas essas estruturas, o que é parte do trabalho da gestão para melhorar a mobilidade urbana. Entre outras ações, a Prefeitura incrementou o número de ônibus, implantou a faixa azul e descentralizou a aquisição dos créditos para o transporte”, disse o vice-prefeito.

Ao lado do terminal e orçadas em R$200 mil, as obras da praça tiveram início no mês de maio e estão em ritmo acelerado. “Existe um empenho da gestão para criar e recuperar espaços de convivência pública, a exemplo de praças e campos. Esse trabalho é uma realidade e já aprovado pela população, que têm tido esses espaços devolvidos, bem iluminados e dotados de equipamentos”, reforçou Marcelo.

Para a Praça Joaquim Marques Luz, mais conhecida como Praça do Sanatório, o projeto prevê a implantação de playground feito com madeira, bancos, paisagismo, iluminação, piso tátil, estacionamentos-baias para ônibus do terminal e quadra poliesportiva. O novo paisagismo, que será entregue junto com a reforma, também engloba a manutenção das árvores existentes no local, com podas de equilíbrio e estéticas e o plantio de novas espécies.

“Mais uma praça de muitas que estamos executando na cidade. A determinação do prefeito Rui Palmeira é recuperar essas áreas, muitas vezes abandonadas, a exemplo desta que não recebia nenhum serviço há cerca de 30 anos. O empenho é para beneficiar a população moradora e, nesse caso, os muitos taxistas e rodoviários que utilizam o local como ponto de apoio”, disse o titular da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente, David Maia.

“Desde o início da gestão nós estamos focados em ações para a melhoria do transporte público e as estruturas desses terminais influenciam diretamente na qualidade desse serviço. Estamos com mais dois terminais prontos para serem entregue a população, que são o do Frei Damião e o do Cidade Sorriso 2. E, conforme orientação do prefeito, nós próximos dias será dada a ordem de serviço para a requalificação de mais três terminais”, explicou Tácio Melo.

O líder comunitário Joatas Mendes da Silva comemora as obras. “Moro nessa comunidade há 45 anos. São décadas de vivência e posso certificar: o sanatório e o Saem estavam esquecidos pela Prefeitura, mas felizmente a gestão do prefeito Rui Palmeira retomou essa relação. Agora os moradores testemunham os serviços e reconhecem a presença do poder público por aqui”, disse.

A vistoria foi acompanhada pelo vereador e líder do Executivo na Câmara Municipal de Maceió (CMM), Eduardo Canuto. “Durante o acompanhamento dessas vistorias, inaugurações e assinaturas de ordem de serviços fica claro que a gestão da Prefeitura de Maceió está quebrando paradigmas no modo de promover serviços. O país está passado por uma crise, que infelizmente, chegou com força aos municípios, mas ainda assim semanalmente o prefeito Rui Palmeira vai às comunidades e entrega algum importante serviço”, destacou o vereador.