Museu do São Paulo destaca história do ASA

12/07/2015 13h01

asamuseuMuseu do Futebol traz histórias, brincadeiras e curiosidades do esporte mais popular do Brasil. E o ASA Gigante, talvez por ter sido um marco na historia do clube mais rival dos sampaulinos: Palmeiras quando eliminou uma vez da Copa Brasil com timaço comandado por Luxemburgo, deve seu espaço destacado com mais dois clubes tradicionais de Alagoas: CSA e CRB.

O Museu do Futebol, localizado no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, é parada obrigatória para quem ama o esporte e está em visita a capital paulista. Inaugurado em 2008 e com área de 6,9 mil metros quadrados e em três andares em baixo das arquibancadas do estádio, o museu reúne um pedacinho da história dos três principais clubes de Alagoas.

Logo na entrada, batizada de Sala do Torcedor, estão reunidos objetos utilizados pelos torcedores, como chaveiros, cinzeiros, flâmulas, broches e bandeiras. E assim que o visitante chega e começa a admirar os objetos, visualiza na parede superior do lado esquerdo o escudo do CSA em versão de futebol de botão, com o “atleta da camisa 4”.

Mas assim que vira à direita antes de subir as escadas rolantes, os amantes do futebol dão de cara com o escudo do CRB e a “camisa 11”, também no formato futebol de botão. Após ver centenas de quadros do chão ao teto do Museu do Futebol, o torcedor é recepcionado no primeiro andar por Pelé, o rei do futebol, em versão digital em um telão de mais de um metro de altura. Após cruzar o primeiro corredor, o visitante dá de cara com grandes painéis suspensos que homenageiam craques da história do futebol brasileiro. E uma craque: Marta, a alagoana rainha do futebol feminino. Entre outras atrações, no Museu do Futebol o visitante pode ouvir narrações históricas em cabines de rádio, rever lances incríveis do futebol e conferir frases emblemáticas do esporte mais popular do Brasil.

Mais dos clubes alagoanos

Após passar por vários atrativos, entre eles a visita às arquibancadas do Pacaembu, o amante do futebol pode conferir também chuteiras e bolas antigas e suas evoluções até os dias de hoje, antes de chegar na sala apelidada de Jogo de Corpo. É lá que se encontram placas gigantes que contam um pouco da história dos 128 principais clubes de futebol que disputaram o Campeonato Brasileiro.

Nestas placas, os visitantes podem ler um pouco sobre o ASA, o CRB e o CSA. Além do nome completo dos clubes, há ainda a data de fundação, os padrões de uniformes dos clubes e seus mascotes, além do hino oficial. Ah, tem também os gritos populares das arquibancadas, como o “Uh, CRB!”, “Azulão eôoo” e “ASA Gigante”.

Há também informações sobre os estádios utilizados pelos times e suas respectivas capacidades de público. Por fim, as placas também trazem informações sobre os títulos das equipes e seus ídolos históricos. A última atualização das placas aconteceu em meados 2012, e não foram computados os últimos dois títulos conquistados pelo Galo, por exemplo, em 2013 e 2015.