UPA de Maragogi vai completar 9 meses fechada

16/08/2015 19h07

upa de maragogi.A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Antônio, em Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas, foi inaugurada numa sexta feira 26 de novembro do ano passado, mas os atendimentos ainda não começaram.

Portanto, a UPA de Maragogi completará este mês nove meses que foi inaugurada pelo governador tucano Teotonio Vilela,com o prefeito Henrique Peixoto(PTB) e o secretário de saúde a comnunidade do município ainda não foi atendida e quando precisa de socorro médico tem se deslocar para as cidades de Pernambuco ou Maceió. O inusitado é que houve uma promessa do prefeito Henrique Peixoto em abrir no mês de fevereiro deste ano, mas ficou só na promessa. Diante da revolta do povo de Maragogi que precisa do atendimento na UPA, Peixoto tenta agora com o governador peemedebista Renan Filho abrir antes da eleição, já que a UPA será assim um prato feito do desgoverno pela Oposição.

Histórico da UPA

A UPA foi construída com recursos do governo federal e contrapartida do Estado, que também adquiriu equipamentos e repassou ao município, mas no local não há ninguém trabalhando e as salas para consulta estão vazias.

Após a inauguração, a reportagem esteve no local e encontrou a unidade sem nenhum funcionário, nenhum equipamento para atendimento médico, apenas com alguns móveis.

Um vigilante da unidade, que não foi identificado, informou à reportagem que a UPA só vai funcionar daqui a dois meses porque faltam equipamentos.

A construção da UPA foi orçada em aproximadamente R$ 3 milhões e metade dos custos das unidades de pronto atendimento é paga pela União. Os outros 50% são divididos entre governo e prefeitura.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas (Sesau), a unidade deveria funcionar 24 horas diariamente, durante toda a semana, e realizar 300 atendimentos por dia.

A maioria dos casos de urgência e emergência poderia ser resolvida na UPA, e isso diminuiria as filas nos hospitais.

A reportagem tentou contato com a Prefeitura de Maragogi, porque o município tem participação na gestão da UPA Santo Antônio, mas ao checar ao local o que foi encontrado foram as portas fechadas.

Segundo o chefe de gabinete da prefeitura, o Município está em recesso e só deve retornar ao trabalho no dia 5 de janeiro.

Ele explicou que a prefeitura aguarda uma nova licitação para a compra dos equipamentos e do material utilizado na unidade e que até fevereiro de 2015 a UPA deve estar funcionando.

E infelizmente não aconteceu até hoje.