Delmiro Gouveia: Eletrobras encontra irregularidades em 47% das inspeções

26/08/2015 18h06

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A Eletrobras Distribuição Alagoas concluiu a primeira etapa de fiscalização do alto sertão, iniciada pelo município de Delmiro Gouveia. Em 47% das primeiras mil unidades consumidoras vistoriadas foram detectadas irregularidades. O dado foi apresentado nesta quarta-feira (26) ao promotor de Justiça João Batista, ao capitão Moraes, do 9º Batalhão de Polícia Militar e ao chefe de Operação da Polícia Civil, Flávio Moreira.

Eles participaram de uma reunião no Fórum do município, onde representantes da Eletrobras apresentaram os resultados do trabalho de combate ao furto de energia realizado em Delmiro Gouveia. “Com essas ações, o principal objetivo da Eletrobras é recuperar as perdas e reforçar a segurança das instalações para a população”, afirmou o assistente da diretoria Comercial, Almir Pereira.

Em sua explanação, Almir informou que o furto de energia e a ligação clandestina não prejudicam somente a Eletrobras, a população e o Estado também perdem, pois todos os consumidores dividem os prejuízos das perdas e o Governo deixa de arrecadar Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS).

Almir também explicou como se dá o processo de inspeção e a escolha das unidades consumidoras que são vistoriadas. “Toda a nossa atuação é feita de acordo com o que estabelece a Resolução 414, da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica)”, destacou o representante da Eletrobras.

Ao final da reunião, o Ministério Público de Alagoas e as Polícias Militar e Civil reafirmaram o compromisso com a Eletrobras de prestar apoio nas ações de combate ao furto de energia. Tanto a PM quanto a PC irão atuar em situações onde houver resistência. Já o promotor João Batista, reforçou a necessidade da Eletrobras “se munir de todas as provas técnicas e laudos com a finalidade de fundamentar bem os casos que poderão chegar à justiça”.