Agricultura e Saúde são as secretarias com mais ações até agora no governo do Estado

14/09/2015 15h03

alvaro vasconcelos e mauricio quintella.

O carro chefe do governo Renan Filho – combater e diminuir a violência no Estado – tem percorrido o solo alagoano trazendo, aos poucos, à esperança do alagoano na área de segurança. Ainda há muito a fazer, mas os primeiros sinais no combate ao crime já podem ser vistos. A Defesa Civil, com Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, está de parabéns, empreendendo um trabalho sério, contando com a Força Nacional.

Na Agricultura, pasta entregue a ouro estreante em cargo público, o empresário Álvaro Vasconcelos, apesar de estar atrás da Segurança e da Saúde na lista de prioridades do governador Renan Filho, está entre os órgãos que mais têm se destacando nesses primeiros oito meses de governo, plantando a semente da ordem social com ações que vão garantir fartura no campo para todos os alagoanos.

Álvaro tem sido notável por sua visão empreendedora de quem conhece bem o valor do agronegócio. Ele saber que o cultivo da terra é o bem maior que o homem deve utilizar para garantir a riqueza de seu estado ou nação. Investindo na recuperação da autoestima de técnicos e servidores da casa, entre eles os ex-secretários Mário Agra e Reinaldo Falcão, Álvaro está sendo um dos auxiliares mais eficientes do governo.

É bom lembrar que as entidades que apoiaram na indicação de Álvaro Vasconcelos, através de Domício Arruda, Álvaro Almeida e outros, tem dado todo apoio ao secretário, que vem trabalhando de domingo à domingo, trazendo sucessos positivos em todo o segmento da agricultura.

Álvaro tem marcado um tento de letra quando vem implantando o cultivo do milho e soja nas terras improdutivas de cana, uma alternativa para a saída de crise. Alagoas perdeu para todas as cidades do Nordeste a condição de boa produtora, onde o milho é hoje em Sergipe uma referência de sucesso produzindo mais do que Alagoas.

Em Arapiraca, por exemplo, o atual secretário de Agricultura está desenvolvendo ações que atendem a todos os segmentos do campo e da indústria. No município funciona uma das maiores fábricas de cuscuz do Brasil, liderada pelo empresário José Alexandre, que ao longo de seus quase 80 anos é uma referência na industrialização do milho, juntamente com os filhos que com ele comandam o Grupo Coringa.

Álvaro Vasconcelos recebe aplausos não somente do Grupo Coringa, mas de todos que veem na sua gestão a esperança do homem do campo. A convocação que o secretário fez para uma cooperativa de plantadores de cana para reabrir a falida usina Uruba, em Atalaia, é outro marco que demonstra a preocupação de um governo com o seu povo.

Bacia Leiteira

Mas não é só isso. A Bacia Leiteira, que já foi a maior do Nordeste e nos últimos 20 anos perdeu para o Rio Grande do Norte essa condição privilegiada e de importância singular para a economia do Estado, está recebendo especial atenção do governo. Álvaro e sua equipe trabalham pela reabertura da falida Camil, em Batalha, também com o apoio da cooperativa.

É oportuno lembrar, também, a visão equilibrada do jovem governador Renan Filho, que tem apoiado as ações de Álvaro e de todas as demais áreas produtivas do Estado. Recentemente, em Santa Luzia do Norte, na inauguração de um abatedor de aves, ele anunciou isenção de ICMS para a indústria do grupo Ferraz, que vai gerar 320 empregos até o fim deste ano.

É preciso destacar, ainda, o carioca George Santoro, secretário da Fazenda. Apesar de ser um "xerifão" em combate aos sonegadores, sabe ponderar, dentro dos limites das leis, quando se trata de incentivo ao empresariado que precisa de parceria para implantar sua fabrica com incentivo de ICMS.

Avanços na saúde

Outra pasta que merece destaque é a da Saúde, com a médica Rozangela

Wyszomirska fazendo um trabalho que já começa a apresentar resultados surpreendentes, com cirurgias cardíacas – inclusive de crianças –, tratamento de AVC e de outras especialidades, como cirurgias ortopédicas, tudo pelo SUS. A Sesau está implantando, também, a regionalização da saúde e o Plano Estadual de Oncologia.

O alagoano, sem dúvida, já começa a sentir a diferença na área de saúde. Muita coisa ainda estar por fazer, porque os governos anteriores não deram a devida atenção à saúde do alagoano. O Plano Estadual de Oncologia, por exemplo, dentro das normas do Ministério da Saúde, vai fixar o número de atendimentos para cada um dos cinco hospitais conveniados, o que nunca ocorreu no Estado.

Vale destacar a coragem da secretária Rozangela Wyszomirska em aceitar uma pasta com tantos desafios e, também, a simplicidade com que ela tem atuado no desempenho de suas atividades. Na última sexta-feira, ela foi vista em Delmiro Gouveia – onde participou de mais uma rodada de negociação para a regionalização da saúde –, utilizando como transporte uma Van, na qual estavam outras 12 pessoas.

Enfim, Renan Filho tem sido aplaudido pelas ações de pelo menos quatro secretários que vem dando sustentação ao seu governo. Outras pastos têm deixado muito a desejar. Entre elas a da Ação Social, pois o petista Joaquim Brito parece ter tomado Doril. O homem sumiu!  Até a sopa que o Soprobem distribuía com centenas de familias carentes sumiu.