Lira critica governo por 'soluções improvisadas' para a seca no Nordeste

21/11/2015 16h04
[caption id="attachment_114999" align="aligncenter" width="780"](Waldemir Barreto/Agência Senado) (Waldemir Barreto/Agência Senado)[/caption]

O senador Benedito de Lira (PP-AL) criticou nesta quinta-feira (19) em Plenário as desigualdades regionais e disse que o Nordeste tem sido vítima de políticas improvisadas do governo. Ele ressaltou que a precariedade econômica, a falta de preparo técnico e a ausência de infraestrutura vêm causando grande sofrimento à população do semi-árido da região.

Benedito de Lira apontou a falta de planejamento governamental a longo prazo, que direciona maciços investimentos para as regiões Sul e Sudeste, e reserva para o Nordeste apenas “a caridade de algumas obras contra a seca”.

O senador afirmou que o governo se preocupa com a crise hídrica em São Paulo e no Sudeste, enquanto secularmente deixa o Nordeste à míngua. E disse que não é contra qualquer medida técnica e financeira para a solução da crise hídrica, mas cobrou maior proporcionalidade de empenhos para resolver a escassez de água no Nordeste.

— Mas nós temos condições hoje, e muito mais hoje do que ontem, de encontrarmos os caminhos através da tecnologia, das ações efetivas, dos investimentos maciços, dos projetos com seriedade, para termos uma convivência com a seca. Ela é absolutamente normal e natural porque outros países que têm desertos, que tem geleiras, que tem também 'Nordeste' convivem — afirmou, mencionando sua visita a Israel, onde pôde conhecer soluções adotadas por aquele país para vencer o clima árido.

Fonte:Agência Senado