Flexeiras: há mais de 30 anos de poderio político familiar no Executivo
Já escrevi que desde os primórdios da cidade de Flexeiras ela é administrada - de 'porteira fechada' - pela família Cavalcante.
São mais de 30 anos de comando no Poder Executivo, passando por dobradinha familiar, em que os Cavalcantes fazem do município um verdadeiro "curral eleitoral".
Tudo na base da ordem ainda da ex-prefeita Arlene Cavalcante da Costa, considerada a 'poderosa chefona', que está na Prefeitura desde a década de 80.
De lá para cá, Arlene Calvalcante dividiu o Executivo flexeirense com a sobrinha e ex-prefeita, Silvana Maria Cavalcante da Costa Pinto, Silvana (PP). Aliás, Silvana já administrou o município quatro (4) mandatos e, em 2020, pretende retornar ao cargo que se mantém ininterruptos para os Cavalcantes.
No último pelito, em 2016, como estava no segundo mandato (da quarta gestão), Silvana (liderada por Arlene, a tia, que responde por atos de improbidade administrativa) colocou em seu lugar a outra tia, Maria Isabel da Costa Souza, a Dona Isa (PP), que foi eleita - e já foi vice-prefeita e prefeita em 2008 - para continuar a hegemonia política dos Cavalcantes.
Dona Isa, inclusive, administra a cidade - atualmente - sob o comando da ex-prefeita-sobrinha que apenas trocou de caneta e não assina como chefe do Executivo, entretanto, dá às cartas sempre orientando a atual prefeita.
A família Cavalcante, de Flexeiras, está acostumada a disputar o Executivo sem ter que se preocupar tanto com grandes adversários, já que mantém o domínio da cidade em mais de três décadas.
São 30 e poucos anos em que os cidadãos flexeirenses vivem à mercê do poderio político dos Cavalcantes, todavia, o município se destaca também por conta de que a metade da população tem rendimento nominal mensal per capita de até 1/2 salário mínimo, iu seja, 51.1% dos munícipes (dados do IBGE) vivem nessa situação.
Quanto ao Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) é de 0,527.
Portanto, em mais de três décadas é visível que o povo flexeirense se mantém 'amarrados' como no chamado "curral eleitoral" dominado pela família Cavalcante.
Eleição de 2020
Em 2020, como também já publicou o Blog Kléverson Levy, e impondo o medo de derrota, Dr. George surge com 'força' para derrotar a supremacia que se instalou no município.
Pré-candidato a prefeito, Dr. George, irmão do vereador por Maceió, José Márcio Filho (PSDB), conseguiu reunir grandes apoios em prol de sua candidatura.
O advogado, inclusive, já foi ameaçado pelo irmão da prefeita Dona Isa (PP) e pai da ex-prefeita Silvana Cavalcante, conhecido como Dr. Eliezer, numa churrascaria em Maceió.
O fato foi destaque aqui no Blog Kléverson Levy. Leia Aqui!
Afinal, 'donos' da Prefeitura de Flexeiras, os Cavalcantes - com 'mãos de ferro' - somam mais de 30 anos em que a família mantém o poderio político de domínio na cidade da zona da mata.
Vejamos os mandatos:
Arlene Cavalcante da Costa (1983 - 1988) Arnaldo Cavalcante Magalhães (1989 - 1992) Arlene Cavalcante da Costa (1993 - 1996) Silvana Maria Cavalcante da Costa Pinto (1997 - 2000) Silvana Maria Cavalcante da Costa Pinto (2001 - 2004) Arlene Cavalcante da Costa e Maria Isabel Costa Souza (2005 - 2008) Silvana Maria Cavalcante da Costa Pinto (2009 - 2012) Silvana Maria Cavalcante da Costa Pinto (2013 - 2016) Maria Isabel Costa Souza (2017 - 2020) Por fim, a continuidade ou interrupção da hegemonia familiar, no entanto, vai depender dos eleitores flexeirenses - em outubro - se preferem continuar ou mudar o rumo do município pelos próximos quatro anos. #VidaQueSegue