Três pré-candidatos devem disputar Prefeitura de Roteiro
Na terra onde o prefeito Wladimir Brito (hoje no PP) é chamado de " Wladimir Maduro", a disputa eleitoral vai esbarrando em três nomes à Prefeitura local.
Para dar continuidade à gestão atual, o primo e vice-prefeito, Alysson Reis (conhecido como maranhense), é o nome que o prefeito roteirense quer manter como sucessor em 2021.
Pela oposição, surgem os jovens Gabriel Jatobá Neto (MDB) e Thiago Cursino (PTB). Jatobá é sobrinho do ex-prefeito Fábio Jatobá e - ao que se sabe - tem o interesse de concorrer ao Executivo local.
Já Cursino é um ex-aliado do prefeito Wladimir Brito que, segundo fontes do Blog Kléverson Levy, foi "traído" pelo gestor que prometeu apoio em 2020. Além disso, conta com o apoio do deputado estadual Antônio Albuquerque (PTB) no pleito de outubro.
Ou seja, para uma pequena cidade que recebeu o título de "cidade dos ovos de ouro" disputar uma Prefeitura considerada 'rica' e/ou manter uma administração feudal é um sonho que se concretizará - a depender do eleitor - em outubro vindouro.
Por enquanto, Alysson Reis, Gabriel Jatobá Neto e Thiago Cursino estão na lista de pré-candidatos a prefeito.
Quanto ao nome de Wladimir (Maduro) Brito é em referência ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, considerado ainda um verdadeiro ditador do país venezuelano.
Rica e pobre?
Portanto, com três nomes à sucessão de Wladimir (maduro Ou Brito, como quiser chamar o leitor), Roteiro é uma cidade de pequeno porte com um repasse mensal altíssimo com relação aos Royalties da Agência Nacional de Petróleo (ANP - LEI 9.478/97).
Com uma população estimada em quase sete mil habitantes (exatos 6.664 pessoas), o município tem 50,1% (segundo dados do IBGE) da população com rendimento nominal mensal per capita de até meio salário mínimo.
Já o Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) é 0,505, o que situa Roteiro na faixa de Desenvolvimento Humano Baixo (IDHM entre 0,500 e 0,599). Por fim, é muito dinheiro para uma cidade que ainda amarga a posição de 0,505 no IDHM.
Email: [email protected]