Servidores do Estado sentem no bolso desconto de 14% no salário

09/05/2020 14h02

Foi "cortando na carne" que o governador Renan Filho (MDB), em meio à Pandemia do Coronavírus, já descontou dos servidores do Estado os 14% dos salários referentes ao mês de abril.

Quem recebeu os proventos desde o início do mês, inclusive, aposentados e pensionistas, ganhou de presente do Governo de Alagoas, em meio à crise do Covid-19, o desconto surreal -  de acordo com a faixa salarial acima de um (1) salário mínimo - que já está sentido no bolso.

"É um absurdo o que este governo do Renanzinho vem fazendo com o servidor público e, ainda por cima, com aposentados e pensionistas que tanto contribuíram com o Estado de Alagoas. Quando imaginávamos ter uma aposentadoria sossegada, com direitos e deveres adquiridos, vem esse governador e corta na carne parte do que conquistamos ao longo da vida como servidor público. É inimaginável também que os deputado estaduais foram coniventes com essa desgraça na vida da maioria dos alagoanos que trabalham e trabalharam pelo Estado. São quase R$ 500 reais a menos que passo receber por conta dessa novo Regime de Previdência aprovado na Assembleia Legislativa de Alagoas. Deveriam descontar o salários deles [deputados] que tanto ganham para prejudicar o servidor público", relatou uma leitora do Blog Kléverson Levy que preferiu não se identificar.

Os 14% descontados dos salários de todos os servidores públicos de Alagoas, com o novo Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do Estado de Alagoas (RPPS/AL), foi aprovado pela maioria dos deputados estaduais em dezembro de 2019.

Por 24 votos, sendo uma abstenção na 1ª votação e duas ausências, o "Pacote de Maldades" contra os alagoanos que elevam o nome do Estado no serviço público foi aprovadíssimo pela Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE).

"Assim que a lei entrar em vigor, daqui a quatro (4) meses, os servidores aposentados que recebem até 5 mil reais terão 14% de desconto em seus vencimentos, vai aumentar a contribuição dos servidores da ativa e reduzir, drasticamente, o salário dos aposentados e aposentadas. A luta agora contra esse governador fanfarrão e mentiroso é na Justiça, com a judicialização desse projeto, que foi, inclusive, avaliado como inconstitucional pela Associação dos Procuradores do Estado e que não passou nem mesmo pelo crivo da Procuradoria Geral do Estado [PGE]. É na Justiça que lutaremos agora, mas mobilizados e sempre na luta”, criticou a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), Consuelo Correia, à época da aprovação.

Portanto, o governador Renan Filho presenteia a classe trabalhadora de Alagoas com um ótimo prêmio em meio à crise do Covid-19, onde tantos pais/mães de famílias estão sendo prejudicados financeiramente. Afinal, essa é a resposta que o governador dá ao povo alagoano depois que se elegeu com mais de um milhão de votos, ou seja, exatos 1.001,053 de votos (77,3% dos votos válidos) em 2018.

Parabéns, governador Renan Filho!

#VidaQueSegue

Email: [email protected] 

Redes sociais: @kleversonlevy e @blogkleversonlevy