Desserviço de deputado ao divulgar dados sobre mortes em Alagoas?

14/05/2020 11h11

Não foi nada de positiva a imagem que circula do deputado estadual Cabo Bebeto (PSL) comparando os números de mortes em Alagoas, entre 2019 e 2020, e ao afirmar que - no ano passado - haviam mais óbitos que este ano com Covid-19, mas passou despercebido pelas autoridades.

A provocação do parlamentar nas redes sociais causou estranheza e indignação para quem - de fato - acompanha informações no Portal da Transparência de Registro Civil. Bebeto divulgou - ao que parece - dados paradoxos e fez ilação surreal para chamar atenção de seus seguidores.

Afinal, é no endereço https://transparencia.registrocivil.org.br/registral-covid que estão - verdadeiramente - os gráficos que apresentam registros de óbitos por doenças respiratórias, em todo o Brasil, nos anos de 2019 e 2020.

Já para o deputado Cabo Bebeto, no ano passado, Alagoas registrou no mês de abril 1.310 mortes (quais?) e, em 2020, diante da Pandemia do Covid-19, o estado estava com 1.284 óbitos. Foram esses dados dos registros de óbitos por doenças respiratórias (não Covid-19, ressalte-se) que o parlamentar informou, como consta na citação abaixo.

"Onde muitos estavam quando essas mortes estavam acontecendo? Fica aqui a reflexão. Fonte: Portal da Transparência", perguntou Cabo Bebeto na postagem de suas redes sociais.

Na verdade, o militar-deputado quis chamar atenção para o fato de que em 2019, sem o Covid-19, o número de óbitos no estado foi maior que 2020, porém, ninguém atentou para isso.

No entanto, o que o nobre deputado estadual quis comparar, na mesma linha de raciocínio do governo Bolsonaro que vive em outro Brasil, se torna até uma discrepância total. Não deveria ser essa a opinião de um parlamentar que representa o povo e que parece não querer enxergar essa crise na saúde pública local.

De fato, presta um desserviço - como representante da Casa de Tavares Bastos - nesse momento delicado em que muitos cidadãos estão morrendo por conta do Coronavírus.

Aliás, atitude parecida como a do "dono do Brasil e/ou chefe da nação" quando sai às ruas ou em entrevistas pífias para encobrir um problema crescente em todo o país, apontando o passado ou erros do passado, para tirar o foco do Covid-19.

Ou seja, 'querendo tapar o sol com a peneira e enganar os seguidores dele'.

Portanto, o Blog Kléverson Levy disponibiliza o endereço https://transparencia.registrocivil.org.br/registral-covid que aponta o número de mortes  por doenças respiratórias em Maceió, a cidade de maior taxa letalidade, nos anos comparativos de Cabo Bebeto: foram 597 (abril/2020) contra 417 (abril/2019).

Portanto, com o Coronavírus em abril de 2020, Maceió (cidade com maior número de mortes e que concentrou mais da metade dos casos) obteve apenas 32 óbitos por Covid-19.

Todavia, o deputado estadual mostrou (ver imagem acima) como sendo 1.284 óbitos com Covid-19, dando a entender que o número de mortes foi - apenas - com a doença atual e demonstrou pouco interesse, já que ano passado morreram mais cidadãos sem Coronavírus.

Foi como se o parlamentar dissesse um "e daí", se - em 2019 ( 1.310 óbitos) - teve mais mortos e ninguém falou nada. Será?

Boletim Abril 2020

Segundo o Boletim Epidemiológico da quinta-feira (30/04) e, último dia do mês, Alagoas teve - apenas - 47 óbitos confirmados pela doença, sendo 35 do sexo masculino e 12 do feminino.

ConfiraAlagoas teve 1.045 casos da Covid-19 e 47 óbitos em Abril 2020

Por fim, o resultado de óbitos por Covid-19 foram: Trinta e duas vítimas residiam em Maceió e as outras 15: Marechal Deodoro (2), São Miguel dos Milagres (1), Viçosa (1), Anadia (1), Limoeiro de Anadia (1), Paripueira (1), Ibateguara (1), Maribondo (1), Matriz do Camaragibe (1), Murici (1), Lagoa da Canoa (1), Maragogi (1), São Paulo (1) e Pernambuco (1), segundo o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs).

Quanto ao deputado... Parabéns ou não pela atuação? Foi um desserviço a divulgação dos dados em comparação?

#VidaQueSegue

Email: [email protected] 

Redes sociais: @kleversonlevy e @blogkleversonlevy