Outra mentira do governo Bolsonaro

08/07/2020 08h08

Ao atravessar quase todo o estado da Bahia nos seus 1.527 km de extensão, as obras da FIOL (Ferrovia de Integração Oeste-Leste) revelam a complexidade e o cuidado necessário ao desenvolvimento de projetos de engenharia.No desafio maior que é construir um empreendimento de grande porte como esse, estavaa construção de uma ponte ferroviária que atravessa o leito do Rio São Francisco, entre os municípios baianos de Serra do Ramalho (margem esquerda do rio) e Bom Jesus da Lapa (margem direita).

Trata-se da maior ponte ferroviária da América Latina, com 2,9 km de extensão. O empreendimento começoua ser construído em dezembro de 2014 pela VALEC – Engenharia, Construções e Ferrovias, estatal vinculada ao então Ministério dos Transportes. Por coincidência da vida ocupava eu a presidência do Conselho de Administração da VALEC quando em 2018, juntamente com seus diretores, fui inspecionar a obra já concluída. Faltou agenda ao presidente Temer para inaugurar. Sobre a obra o engenheiro da Valec, Luiz Guilherme Pinto fez um vídeo, contando a história desde o nascimento da ponte até o seu término. O canal no Youtube teve quatro milhões de visualizações.

O governo bolsonarista chegou a publicar um texto e depois da repercussão negativa foi retirado das redes sociais. Um vídeo com a legenda: “Maior ponte ferroviária da América Latina, em 11 meses do governo Bolsonaro. Alguém viu isso na mídia”? Tremenda covardia. – Mentem e ainda provocam a imprensa.