Eis aqui o prefeito de Maceió

10/07/2020 08h08

Teremos este ano uma eleição completamente atípica, para prefeitos e vereadores, por vários fatores, sendo o primeiro deles a realização do pleito em plena pandemia do Coronavírus. O calendário eleitoral foi alterado para que o primeiro turno seja realizado em 15 de Novembro e as cidades onde haja segundo turno que este ocorra em 29 do mesmo mês. Nisso tudo há uma enorme expectativa: como estarão as condições de saúde pública? E se com o fim do isolamento social o vírus se expandir e a contaminação aumentar? Supondo que dê tudo certo quais as providências para a preservação dos eleitores, as aglomerações nas filas de votação, o contato com as urnas eletrônicas, entre mesários e eleitores e outros cuidados necessários à defesa individual? Uma coisa é certa em minha visão: a abstenção será recorde em todo o país.

Em Maceió, pelas previsões reais a disputa será voto a voto. Com muitas dificuldades para os candidatos em campanha por conta da pandemia e o contato com eleitores. Diferente de eleições anteriores outro fato que vai pesar o que é positivo, é a imoral compra de votos e os famigerados “cadastros eleitorais” elemento fundamental para as “quadrilhas” que elegem bandidos. Mas eles darão um jeito. São “especialistas”.

Para a prefeitura três nomes de peso, tornando impossível antecipar qualquer avaliação pelo menos até o momento.

Eis eles: Ronaldo Lessa, João Henrique Caldas e Alfredo Gaspar. Qualquer nome fora os três é “figuração”. Fortes o suficiente para um enfrentamento com resultado imprevisível.

Para os leitores mostro nesta edição o perfil de cada um dos candidatos.

Cartas na mesa. O jogo vai começar e é pesado. Que ganhe o melhor para Maceió.