
Eleições em Maceió
Propostas e ações dos candidatos
A coluna segue com o espaço para os postulantes à prefeitura de Maceió, melhor situados nas pesquisas, onde possam apresentar suas propostas, falar aos eleitores e debater seus planos de governo com a população, onde não serão permitidas acusações ou troca de agressões entre os candidatos.
Alfredo Gaspar
Universalizar atenção básica de Saúde
O candidato a prefeito pela coligação Maceió mais, Alfredo Gaspar (MDB), reafirmou que seu ponto de partida vai ser garantir a universalização do acesso a 100% das ações e serviços de atenção básica da saúde aos usuários do SUS, durante o seu mandato.
Outra medida na Saúde será a reestruturação do Complexo Regulador de Maceió (CORA), dando eficiência ao sistema e promovendo o acolhimento e acesso do usuário aos serviços, com celeridade, eficácia e alto grau de resolução aos atendimentos.
“Cuidar da cidade é cuidar das pessoas e isso implica em cuidar da saúde. Vamos atingir os 100% de cobertura da Atenção Básica de Maceió para quem depende do SUS”, assegurou.
A universalização da atenção básica, segundo o que está colocado no Plano de Governo, “vai permitir que a população tenha acesso digno a exames e avaliações multiprofissionais visando melhorar a celeridade e eficácia à marcação de cirurgias e à realização de pequenos procedimentos, bem como a realização de mutirões para atender à demanda reprimida de consultas e exames”.
Davi Filho
Pacto por Maceió
Davi Davino Filho foi o primeiro candidato a prefeito a felicitar e manifestar apoio à OAB/AL e à Universidade Federal de Alagoas, pela iniciativa de criação do Pacto Por Maceió. As instituições pretendem estudar e discutir os problemas da capital, propondo soluções, sendo o primeiro objeto os bairros vitimados pela mineração da Braskem.
Conforme análise de Davi, Maceió já apresenta problemas crônicos de degradação ambiental agora agravados pelo desastre da extração de sal. “Acooperação é bem-vinda e de grande valia para a cidade”.
Davi Davino Filho entende que os bairros atingidos precisam de projeto de reconstrução, a ser coordenado pela Prefeitura de Maceió. “Eleito, vou liderar a feitura desse projeto, unindo esforços e mobilizando, as universidades, técnicos e os setores pensantes da sociedade, de modo a viabilizar o melhor para a população e o futuro da cidade’, concluiu.
João Henrique Caldas (JHC)
Banco da mulher empreendedora
Adesigualdade de gênero é algo marcante em todo país, em Maceió não seria diferente. Dados do IBGE apontam que há uma diferença de renda mensal de aproximadamente 20% entre homens e mulheres na capital alagoana. Pensando nisso, JHC vai desenvolver o ‘Banco da Mulher Empreendedora’. A ideia é fomentar a atividade econômica e a emancipação das mulheres que desejam empreender de alguma forma. O projeto inclui autônomas, informais e MEI’s, ofertando crédito com juros abaixo do mercado e outros benefícios. O candidato à Prefeitura de Maceió entende que os incentivos são essenciais nos negócios e trabalhará nesse caminho. Desta forma, as mulheres vão ter mais um impulso para conquistarem a independência financeira, para serem ainda mais capazes de alcançar uma melhor qualidade de vida e atingirem mais igualdade. Nos últimos anos, o número de mulheres responsáveis pelo orçamento das casas aumentou. JHC reforça que incrementar a renda dessas chefes de família é fortalecer a autonomia delas, esse é um dos seus compromissos com a gestão da capital.