Documentário Visão das Grotas será exibido esta semana na Mostra Sururu de Cinema Alagoano

15/12/2020 10h10

O documentário ‘‘Visão das Grotas’’, produzido, filmado e dirigido por um grupo de nove jovens do Projeto Emergencial de Monitoramento da COVID-19, realizado aqui no município de Maceió pelo ONU-HABITAT em conjunto com o Governo estadual, foi classificado para ser exibido na 11ª edição da Mostra Sururu de Cinema Alagoano. O evento é conhecido por ser a vitrine da produção audiovisual alagoana, este ano está ocorrendo de forma online, basta acessar o site: www.mostrasururu.com.br. A mostra foi iniciada no dia 14 e irá até o dia 19 de dezembro (anote na sua agenda).

O curta-metragem de 23 minutos, tem como narrativa principal os olhares e depoimentos de quem enfrenta a pandemia nos locais onde há maior vulnerabilidade social. O cotidiano dita o ritmo do texto, mesclando factualidade, sobrevivência diária, denuncia, poesia e crônica. 

A captação de imagens foi feita por jovens entre 16 e 28 anos (moradores e moradoras de grotas aqui da capital). A cada 15 dias, entre setembro e outubro, os jovens (Mary, Maysa, Letícia, Ewelyn, Rafaela, Agnes, Tauan, Josias e Wallison), participaram de oficinas de Comunicação Popular propostas pelo projeto.

O grupo concluiu a captação de imagens em menos de dois meses, o material contempla a percepção comunitária do COVID-19 e os impactos do novo coronavírus na realidade das grotas. A obra também busca identificar potenciais criativos e econômicos nas ditas ‘‘ quebradas’’, bem como dar luz as expectativas dos jovens em um futuro urbano pós-pandêmico.

A edição final do trabalho foi feita pelo cineasta alagoano Paulo Silver, diretor premiado pelo curta-metragem Trincheira (2020), primeiro filme alagoano a ser exibido no Festival de Cinema de Gramado. Silver teve a sensibilidade de construir uma narrativa esteticamente precisa. Na tela, podemos apreciar a contundência do argumento, que magistralmente consegue ter um ritmo harmônico e apurado. Vemos com precisão aspectos que retratam a complexidade de se viver, encarar e sobreviver em uma pandemia em espaços marcados pela frágil linha tênue que chamamos de sociedade.

Após a mostra, Visão das Grotas será legendado em inglês e português e estará disponível para acesso no canal da ONU-HABITAT no Youtube. Antes disso, no próximo dia 16, às 19h, o documentário será representado por Mary Alves, do Morro do Ary, no debate promovido pela Mostra Sururu com os realizadores das obras que integram a programação oficial.