Brasil é selecionado para a mostra Panorama do Festival de Berlim 2021

13/02/2021 17h05

O documentário “A Última Floresta”, dirigido por Luiz Bolognesi, vai participar da mostra Panorama, a isócrona mais aclamada do Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale 2021), que terá sua edição online de 1 a 5 de março.

O diretor retorna ao festival onde exibiu o premiado “Ex-Pajé”, em 2018. O jornalista, roteirista, produtor e cineasta Luiz Bolognesi e o escritor, xamã e líder político David Kopenawa Yanomami assinam em conjunto o roteiro de ‘‘ A Última Floresta’’. O filme é extremamente importante e necessário, denuncia o descaso com as comunidades indígenas ao longo dos últimos séculos, agravado nas últimas décadas pela negligência do governo federal e recentemente com a pandemia global do Covid-19.

Ao todo foram selecionados 19 filmes, grande parte destes filmes é de países da Europa. Segundo Michael Stütz, coordenador da mostra, 2020 foi um ano caracterizado por um cinema político combativo.

“Os olhares cinematográficos de cineastas fortes, o novo cinema crítico do Oriente Médio, bem como narrativas indígenas estão definindo pontos focais claros na Panorama. Os cineastas estão assumindo uma posição com suas observações, refletindo sobre os conflitos individuais e traumas coletivos, ao mesmo tempo em que questionam as relações de poder político e interpessoal e desafiam outros a reagirem”, complementou Stütz.

O Festival também anunciou os filmes da mostra Encounters com 12 títulos de 16 países. E os seis títulos da Perspectiva Kino (cinco da Alemanha e uma coprodução Alemanha e França).

OS FILMES DAS MOSTRAS FÓRUM E DE CURTAS-METRAGENS

O Festival também divulgou nessa terça feira (9), os filmes selecionados para a 51ª edição da Fórum, da Forum Expanded (que inclui instalações) e da Berlinale Shorts (curtas metragens). Com 17 filmes e dando um espaço maior para diretores em início de carreira, a maioria dos títulos da Fórum como sempre vem de países do velho continente Europa. O Brasil tem como representante o filme “Se Hace Camino al Andar”, de Paula Gaitán, que integra a lista de Instalações da Fórum Expanded. E na Fórum participa como coprodutor com o argentino “Esquí”, de Manque La Banca, que investiga as relações trabalhistas numa estação de esqui de Bariloche.

20 filmes de 17 países, com diversas línguas e gêneros cinematográficos foram selecionados para a mostra de curtas-metragens. O Brasil estará representado pelos cineastas Bárbara Wagner e Benjamin de Burca que foram selecionados pelo filme ‘‘ One Hundred Steps’’, produção franco-alemã.

Anna Henckel-Donnersmarck, coordenadora da mostra, comentou que a arte – e o cinema em particular – nos permite ver o mundo através de diversos olhares.

“Isso nos ajuda a experimentar a realidade através de várias percepções. Ao mesmo tempo, incorpora outro som, o da audiência; assim, o que é dito pode encontrar eco e continuar a reverberar”, ressalta Anna.

Os títulos da mostra Panorama

Censor, de Prano Bayley-Bond – UK Death of a Virgin, and the Sin of Not Living, de George Peter Barbari – Líbano Dirty Feathers, de Carlos Alfonso Corral – EUA/México Genderation, de Monika Treut – Alemanha Glück, de Henrika Kull – Alemanha Kelti, de Milica Tomovic – Sérvia Human Factors, de Ronny Trocker – Alemanha / Itália / Dinamarca Miguel’s War, de Eliane Raheb – Líbano / Alemanha / Espanha – Panorama Documenta All Eyes off Me, de Hadas Ben Aroya – Israel Le Mond Après Nous, de Louda Ben Salah-Cazanas – França Night Raiders, de Danis Goulet – Canada / Nova Zelândia North by Current, de Angelo Madsen Minax – EUA – Panorama Documenta Brother’s Keeper, de Ferit Karahan – Turquia / Romênia Souad, de Ayten Amin – Egito / Tunísia / Alemanha Ted K, de Tony Stone com Sharlto Copley – EUA Théo et les metamorphoses, de Damien Odoul – França A Última Floresta, de Luiz Bolognesi – Brasil Copilot, de Anne Zohra Berrached – Alemanha / França Yuko No Tenbin, de Yujiro Harumoto – Japão

Mostra Fórum

À pas Aveugles, de Christophe Cognet – França / Alemanha Anamnesis, de Chris Wright e Stefan Kolbe – Alemanha Tzarevna Scaling, de Uldus Bakhtiozina – Federação Russa Esquí, de Manque La Banca – Argentina / Brasil The First 54 Years – Na Abbreviated Manual for Military Occupation, de Avi Mograbi – França / Finlândia / Israel / Alemanha Night Nursery, de Moumouni Sanou – Burkina Faso The Inheritance, de Ephraim Asili – EUA Como Here, de Anocha Suwichakornpong – Tailândia Just a Movement, de Vincent Meessen – Bélgica / França Mbah Jhiwo, de Alvaro Gurrea – Espanha No táxi do Jack, de Susana Nobre – Portugal Qué será del verano, de Ignacio Ceroi – Argentina A River Runs, Turns, Erases, Replaces, de Shengze Zhu – EUA The Good Woman of Schuan, de Sabrina Zhao – Canada Ste. Anne, de Rhayne Vermette – Canada Taming the Garden, de Salomé Jashi – Suiça / Alemanha / Georgia La Veduta Luminosa, de Fabrizio Ferraro – Itália / Espanha

Mostra Fórum Expanded

Black Bach Artsakh, de Ayreen Anastas e Rene Gabri – República de Artsakh Play, de Prapat Jiwarangsan – Tailândia / Singapura Seven Years Around the Nile Delta, de Sharief Zohairy – Egito Songs of the Shirt, de Kerstin Schroedinger – Alemanha Lost on Arrival, de Polak Van Bekkum – Holanda Fury is a Feeling Too, de Cynthia Beatt – Alemanha Night for Day, de Emily Wardill – Portugal 13 Ways of Looking at a Blackbird, de Ana Vaz – Portugal Autotrofia, de Anton Vidokle – Itália The Coast, de Sohrab Hura – Índia May, June July, de Kevin Jerome Everson – EUA Bicentenario, de Pablo Alvarez Mesa – Colômbia The Red Filter is Withdrawn, de Minjung Kim – República da Coréia Mudança, de Welket Bungué – Alemanha / Portugal After Life Followed by Red Impasto Jar, de Jonna Kina – Finlândia Kapita, de Petna Katondolo – EUA Fatherland, de Moritz Siebert – Alemanha Ahorita Frames, de Angelika Levi – Alemanha

Fórum - Instalações

All of Your Stars are But Dust on my Shoes, de Haig Aivazian – Líbano Black Beauty: For a Shamanic Cinema, de Grace Ndiritu – Espanha / UK/Bélgica Those Who Do Not Drown, de Naeem Mohaiemen – Índia / Japão / Suiça Medicine and Magic, de Thirza Cuthand – Canada Se Hace Camino al Andar, de Paula Gaitán – Brasil Under the White Mask: The Film that Haessaerts Could Have Made, de Mathias De Groof – Bélgica The Song of the Shirt, de Kerstin Schroedinger – Alemanha Voices and Shells, de Maya Schweizer – Alemanha The Wake, de The Living and the Dead Ensemble – Haiti / França / UK The Zama Zama Project, de Rosalind Morris – EUA / África do Sul / Canada

Curtas-metragens

Al Motociclista no le cabe la Felicidad en el Traje, de Gabriel Herrera – México Les Attendants, de Truong Minh Quý – França – Singapura Blastogenese X, de Conrad Veit e Charlotte Maria Kätzl – Alemanha Deine Strasse, de Güzin Kar – Suíça Easter Eggs, de Nicolas Keppens – Bélgica / França Glittering Barbieblood, de Ulu Braun – Alemanha International Dawn Chorus Day, de John Greyson – Canada A love Song in Spanish, de Ana Elena Tejera – França / Panamá Luz de Presença, de Diogo Costa Amarante – Portugal More Happiness, de Livia Huang – EUA Nanu Tudor, de Olga Lucovnicova – Bélgica / Portugal/ Hungria One Hundred Steps, de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca – França / Alemanha One Thousand and One Attempts to Be an Ocean, de Wang Yuyan – França Rehearsal, de Michael Omonua – Nigéria Si t’as un Coeur, de Émilie Vandenameele – França Strange Object, de Miranda Pennell – UK Vadim on a Walk, de Sasha Svirsky – Federação Russa Ventana, de Edgar Jorge Baralt – EUA Day is Done, de Zhang Dalei – China Zonder Meer, de Meltse Van Coillie – Bélgica