Filmes e séries para entender a família real britânica

11/03/2021 11h11

No último domingo (7) de março, o duque e a duquesa de Sussex, príncipe Harry e sua polêmica cônjuge Meghan Markle, concederam uma entrevista bombástica a apresentadora estadunidense Ophar Winfrey. A polêmica entrevista avivou ainda mais a atenção dos tidos plebeus, opinião pública, impressa internacional e público em geral sobre a dinâmica familiar da monarquia mais célere do planeta Terra. O príncipe e sua esposa Meghan acabaram virando capa dos tabloides e principais jornais do mundo. Forte, contundente, pontual e reveladora, a entrevista trouxe revelações pessoais sobre temas tabus para os membros da família real como: racismo, divisão real, disputas familiares, rancores, mentiras, atritos e rasuras (até parece mais um episódio de The Crown, né).

Será que a família mais famosa da Grã-Bretanha perdeu seu encanto milenar, secular e temporal? Talvez!

Entretanto, para ajudar vocês a entenderem melhor essa família um tanto diferente, resolvi indicar algumas produções (em ordem cronológica) que tem como foco central a família real britânica.

Vitória (2016- )

Protagonizada por Jenna Coleman, a produção acompanha a vida da Rainha Vitória (tataravó da rainha Elizabeth II) elevada ao trono da Inglaterra e do Reino Unido, após a monarquia britânica entrar em crise após a morte do rei sem herdeiros. A série retrata os primeiros anos do reinado da Rainha Vitória, e sua ascensão ao trono na idade de dezoito anos, a sua intensa amizade e paixão com Lorde Melbourne, seu namoro e casamento com o Príncipe Alberto (Tom Hughes) e finalmente para o nascimento de sua primeira filha, Vitória. A série tem três temporadas e uma quarta temporada confirmada.

Elenco: Jenna Coleman, Tom Hughes, Peter Bowles, Catherine Flemming, Daniela Holtz, Neil Hudson, Ferdinand Kingsley, Tommy Knight, Nigel Lindsay, Eve Myles, Paul Rhys, Adrian Schiller, com Peter Firth como Duque de Cumberland e Rufus Sewell como Lorde Melbourne.

Onde assistir: Globoplay

Downton Abbey: o filme (2019)

Como um grande episódio especial de fim de ano, a família Crawley recebe o rei George V (neto da Rainha Vitória, filho do Rei Edward VII e avô da Rainha Elizabeth II) e a rainha Maria de Teck, e terá de se preparar para a visita real do jeito que sempre lidou com questões menores: preparativos grandiosos, muita agitação nos andares debaixo e costuras políticas na superfície.

Elenco: Grande parte do elenco original da série de TV, mais a adição de Tuppence Middleton, Stephen Campbell Moore, Kate Phillips, Phillip Spall, Oliver Barker, Zac Barker, Fifi Hart, David Haig, com Geraldine James como Rainha Maria, Imelda Staunton como Lady Maud Bagshaw e Simon Jones como Rei George V.

Onde assistir: Telecine Play

O Discurso do Rei (2010)

O filme narra a história do Rei George VI (filho do Rei George V e pai da Rainha Elizabeth II), que contrata Lionel Loque, um fonoaudiólogo, para lhe ajudar a superar a gagueira. Os dois homens tornam-se amigos e, depois que seu irmão abdica, o rei confia em Loque para ajudá-lo a fazer um importante discurso no começo da Segunda Guerra Mundial.

O filme, muito elogiado pela crítica, foi vencedor de quatro prêmios do Oscar: melhor filme, melhor roteiro original, melhor diretor para Tom Hooper e melhor ator para Colin Firth. Segundo dizem, a Rainha Elizabeth II assistiu ao filme e se disse “emocionada” pela interpretação que Firth fez de seu pai.

O esforço do Rei George VI em vencer a gagueira tinha por objetivo um pronunciamento na rádio BBC, informando aos súditos sobre o começo da Segunda Guerra Mundial e preparando a nação para tempos difíceis, já que são nesses momentos  que os grandes  líderes usam o carisma, a credibilidade e a segurança para transmitir a  realidade ao povo, mas sem deixar seus liderados sem esperança.

Naquela época, Rei George VI, Winston Churchill, Charles de Gaulle e Franklin Roosevelt não conseguiam unanimidade entre seus seguidores, mas conseguiam transmitir mensagens duras, que exigiam enormes sacrifícios , unindo seus liderados em torno de um objetivo comum, mantendo viva a esperança de que dias melhores chegariam: “nas horas difíceis, a união faz a força”.

Elenco: Colin Firth, Geoffrey Rush, Helena Bonham Carter, Guy Pearce, Timothy Spall, Derek Jacobi, Jennifer Ehle, Anthony Andrews, Claire Bloom e Michael Gambon como Rei George V.

Onde assistir: Amazon Prime.

Diana (2013)

No ano de 2013, Naomi Watts recebeu a missão de interpretar Diana no cinema. Neste filme biográfico que leva o nome da princesa, conferimos os momentos em que a jovem está prestes a se divorciar do Príncipe Charles, enfrentando a solidão de sua vida sozinha no palácio em meio aos compromissos beneficentes. A sua história ganha uma reviravolta quando ela conhece o médico Hasnat Khan (Naveen Andrews) e fica encantada por ele a tratar como uma pessoa sem títulos reais.

Elenco: Naomi Watts, Naveen Andrews, Juliet Stevenson, Laurence Belcher, Harry Holland, Douglas Hodge, Charles Edwards e Cas Anvar como Dodi Fayed.

Onde assistir: Globoplay e Telecine Play.

A Rainha (2006)

No intervalo de uma semana, entre o final de agosto e o começo de setembro de 1997, um mundo de mudanças se abateu sobre a realeza da Inglaterra. O que era secular se modernizou, o que era dogmático se flexibilizou e o que era particular se tornou público. Depois daquela semana, em que morreu a ex-princesa Diana e Tony Blair elegeu-se Primeiro-ministro, a Rainha Elizabeth II nunca mais foi a mesma.

O formidável ‘‘ A Rainha’’, de Stephen Frears, filme muito justamente indicado a seis Oscars (incluindo melhor filme, roteiro original e direção), repassa a semana dia a dia. Começa com a eleição de Blair, representante do Partido Trabalhista, reerguido ao poder – depois de 18 anos de hegemonia do Partido Conservador – com discurso de reciclagem das relações de trabalho, incentivando o livre mercado sem deixar de lado a assistência social. É a famosa Terceira Via que fez de Blair um ‘superstar’ do neoliberalismo durante a segunda metade da década.

Vista publicamente desde 1997 como uma rancorosa opositora à imagem santa de Diana, Elizabeth II ganha no filme – e na figura estupenda da atriz Helen Mirren (indicada ao Oscar pelo papel) – um pouco de justiça histórica. Seu entendimento do que são os deveres e os limites de um soberano, sua visão de mundo no que se refere a privacidade e símbolos públicos, são bem mostrados em ‘‘ A Rainha’’.

Elenco: Helen Mirren, Michael Sheen, James Cromwell, Helen McCrory, Alex Jennings, Roger Allam, Sylvia Syms, Paul Barrett e Mark Bazeley.

Onde assistir: Telecine Play

The Crown (2016- )

The Crown é uma série de TV britânica produzida para a Netflix. A história acompanha a Rainha Elizabeth II e os primeiros-ministros que, juntos, deram forma à Grã-Bretanha depois da Segunda Guerra Mundial. A série narra às histórias internas dos dois famosos endereços do mundo: o palácio de Buckingham e 10 Downing Street, incluindo as intrigas, romances e esquemas por trás dos eventos que moldaram a segunda metade do século XX.

A série é ganhadora de inúmeros prêmios e, recentemente, ganhou os principais prêmios (melhor série de drama, melhor ator em série de drama, melhor atriz em série de drama e melhor atriz coadjuvante em série de drama) da categoria de série dramática pela quarta temporada.

Elenco principal da 1ª e 2ª temporada: Claire Foy, Matt Smith, Vanessa Kirby, Eileen Atkins, Jeremy Northam, Victoria Hamiton, Bem Miles, Greg Wise, Matthew Goode, com Anton Lesser como primeiro-ministro Harold MacMillan, John Lithgow como primeiro-ministro Winston Churchill, Alex Jennings como Duque Windson e a participação especial de Jared Harris como Rei George VI.

Elenco principal da 3ª e 4ª temporada: Olivia Colman, Tobias Menzies, Josh O´Connor, Emma Corrin, Helena Bonham Carter, Ben Daniels, Emerald Fennell, Marion Bailey, Erin Doherty, Michael Maloney, Stephen Boxer, Andrew Buchan, com Jason Watkins como primeiro-ministro Harold Wilson, Charles Dance como Conde Moundtbatten, Gillian Anderson como Margaret Thatcher, participações especiais: Clancy Brown como presidente Lyndon B. Johnson, Derek Jacobi como Duque de Windson, Geraldine Chaplin como Wallis Simpson, Jane Lapotaire como Princesa Alice de Battenberg, Claire Foy como Princesa Elizabeth, Richard Roxburgh como Bob Hawke e Georgie Glen como Ruth Lady Fermoy.

Elenco principal confirmado para 5ª e 6ª temporada: A indicada ao Oscar de melhor atriz, Imelda Staunton como Rainha Elizabeth II, o indicado ao Oscar de melhor ator, Jonathan Pryce como Principe Philip, duque de Edimburgo, a indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante, Lesley Manville como Princesa Margaret e Elizabeth Debicki como Lady Di. Dizem que Dominic West estaria escalado para viver o príncipe Charles, mas até agora nada foi confirmado.

Onde assistir: Netflix.

* Com informações do Omelete, Papo de Cinema, BBC Brasil, Cine Garimpo, Canal Tech, UFRGS, Tecmundo e Vc Faz.