Como ocorre a votação do prêmio Oscar?

18/03/2021 13h01

Anualmente, todos os amantes de cinema, cinéfilos de carteirinha, críticos e comentaristas de cinema se preparam atentamente para a maior e mais prestigiada premiação da indústria cinematográfica mundial. Os Academy Awards, popularmente conhecido em nosso país como simplesmente Oscar, é uma cerimônia realizada com toda pompa e circunstância pela magistral e tendenciosa Academia de Artes e Ciências Cinematográficas desde 1929, e tem como objetivo final premiar os melhores filmes em várias áreas audiovisuais, tendo em vista o mérito, excelência, trabalho, estética e reconhecimento no âmbito técnico e artístico.

Contudo, grande parte do público tem um vago conhecimento de como funciona a votação de cada categoria desse tão obstinado prêmio. Certamente é compreensível, uma vez que se trata de 24 categorias distintas, todas atenciosamente analisadas por comissões diferentes e muitas vezes nem sempre da mesma forma. Sendo assim, resolvi especificar como funciona o sistema de votação dos filmes nomeados para o Oscar.

Segundo dados de 2017, os últimos divulgados, a Academia conta com 6.687 membros votantes. Para ser um dos membros da Academia, basta ser convidado por um membro votante ou já ter sido indicado alguma vez ao Oscar. Contudo, membros também podem ser expulsos pelo Conselho. Especialmente em casos polêmicos, exemplo: Harvey Weinstein, o produtor foi acusado de assédio por dezenas de mulheres e acabou perdendo sua cadeira na Academia no ano de 2017.

Entretanto, respectivamente, cada membro só vota em sua área de especialidade. Por exemplo, se você trabalha apenas com composição, não pode opinar nas demais categorias técnicas como mixagem de som e edição de som. Sendo assim, começa-se a votação para definir os indicados de todas as categorias, com especialistas de cada área especifica (seja interpretação, direção, roteiro original ou categorias mais técnicas) é importante salientar que cada categoria deve indicar cerca de 5 filmes.

Todavia, há apenas duas exceções notórias. A categoria de Melhor Filme é decidida por todos os membros votantes, que devem escolher os dez filmes favoritos do ano. Em sequência, uma empresa particular terceirizada define de cinco a dez filmes, geralmente os mais populares entre os que votaram, é por esse motivo que essa categoria sempre indica mais filmes, em torno de dez filmes.

Outra exceção é Melhor Filme Estrangeiro, nesse caso, cada país do mundo pode indicar um filme que pode ou não postular uma vaga na premiação. Após isso, os membros decidem quais serão os cinco filmes que irão nomear para categoria final. É extremamente importante comentar, os filmes não podem ser estadunidenses e precisam ter no mínimo 50% dos diálogos em uma língua que não seja o inglês.

Sem embargo, a partir daí, é determinado quem serão todos os nomeados, e então, todos os membros votantes da Academia podem iniciar a votação em seus favoritos para cada categoria.

Confira as categorias indicadas anualmente:

1) Melhor Filme: premia os filmes lançados entre o dia 1 de janeiro a 31 de dezembro do ano anterior à cerimonia.

Observação: os filmes devem ter mais de 40 minutos de duração. Quem recebe o prêmio são os produtores do filme.

Comentário: Pela primeira vez desde a 6ª edição (1934) do prêmio, filmes de dois anos diferentes poderão concorrer, com o período de elegibilidade se estendendo de 1 de janeiro de 2020 a 28 de fevereiro de 2021. Em 2021, grande parte dos filmes indicados foram disponibilizados diretamente em formato digital por meio dos streamings (35 indicações para o NETFLIX, 12 indicações para o Amazon Studios, 8 indicações para a tradicional Warner, 8 indicações para pop Disney, 7 indicações para alternativa Focus Features, 6 indicações para Sony, 6 indicações para A24, 6 indicações para Searchlight, 2 para Apple e 1 indicação para a Hulu.

2) Melhor Ator: destinado ao protagonista do filme.

Curiosidade: Este ano, Steven Yeun, conhecido como Glenn de The Walking Dead, é o primeiro estadunidense de origem asiática a ser indicado como melhor ator, por ‘‘ Minari’’. Na mesma categoria, Riz Ahmed alcançou o feito de ser o primeiro ator muçulmano e de origem paquistanesa a receber uma indicação, por ‘‘O Som do Silêncio’’. A lista é comtemplada por Chadwick Boseman, por ‘‘A Voz Suprema do Blues’’, primeiro ator não branco a receber uma indicação póstuma, Anthony Hopkins, por ‘‘Meu Pai’’, ator mais velho a ser indicado na história da categoria, quebrando o recorde de Richard Farnsworth (1920-2000), que concorreu ao prêmio em 2000 por ‘‘Uma História Real’’, a categoria deste ano fecha com Gary Oldman, por ‘‘Mank’’.

3) Melhor Atriz: destinado à protagonista do filme.

Curiosidade: Este ano, Viola Davis em ‘‘A Voz Suprema do Blues’’ alcançou o recorde de atriz negra com mais indicações ao Oscar (4 no total) – duas como coadjuvante e duas como protagonista.

4) Melhor Ator Coadjuvante: destinado ao coadjuvante do filme.

5) Melhor Atriz Coadjuvante: destinado à coadjuvante do filme.

Observação: Em todas as quatro categorias de atuação, é possível ver mais de um ator ou atriz do mesmo filme indicado em uma mesma categoria. Por exemplo, em 1973, James Caan, Robert Duvall e Al Pacino (feito raro) foram indicados ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por ‘‘O Poderoso Chefão’’. Em 2018, Woody Harrelson e Sam Rockwell foram indicados ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por ‘‘Três Anúncios Para um Crime’’. Em 2019, Emma Stone e Rachel Weisz foram indicadas a Melhor Atriz Coadjuvante por ‘‘A Favorita’’. Em 2020, Joe Pesci e Al Pacino foram nomeados a Melhor Ator Coadjuvante por ‘‘O Irlandês’’. Este ano, Daniel Kaluuya e Lakeith Stanfield foram indicados ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pela atuação no filme ‘‘Judas and the Black Messiah’’.

Curiosidade: Este ano, Youn Yuh-Jung, por ‘‘Minari’’ se tornou a primeira sul-coreana a ser indicada na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante, Maria Bakalova, por ‘‘Borat 2’’ se tornou a primeira búlgara indicada ao Oscar, a veterana Glenn Close recebeu sua 8ª indicação ao Oscar, por ‘‘Era Uma Vez Um Sonho’’, Amanda Seyfriend, por ‘‘Mank’’ recebeu sua 1ª indicação ao prêmio e a ganhadora do Oscar de Melhor Atriz, Olivia Colman estreia na categoria de melhor coadjuvante, por ‘‘Meu Pai’’.

6) Melhor Diretor: destinado ao diretor ou aos diretores do filme.

Observação: Em 2021, pela primeira vez na história do Oscar, a categoria terá duas mulheres concorrendo por melhor direção, respectivamente, Chloé Zhao (concorrendo também em mais três categorias), por ‘‘Nomadland’’, e Emerald Fennell (concorrendo em mais duas categorias), por ‘‘Bela Vingança’’, tornaram-se as primeiras diretoras a disputar o prêmio simultaneamente. Até o momento, a categoria só havia indicado cinco diretoras em melhor direção: Lina Wermuller por ‘‘Pasqualino Sete Belezas’’, Jane Campion por ‘‘O Piano’’, Sofia Coppola por ‘‘Encontros e Desencontros’’, Greta Gerwing por ‘‘Lady Bird’’ e Kathryn Bigelow que venceu a categoria em 2010 por ‘‘Guerra ao Terror’’.

7) Melhor Roteiro Original: destinado aos roteiristas que escreverem roteiros que não sejam baseados em obras, personagens nem em outros filmes já existentes.

8) Melhor Roteiro Adaptado: destinado aos roteiristas que escreverem roteiros baseados em obras já existentes.

Observação: nesta categoria também são indicados os roteiros de continuações, adaptações de outros filmes, remakes e releituras.

9) Melhor Animação em Longa-Metragem: podem ser indicados filmes de mais de 40 minutos rodados com ao menos 75% de sua duração com animação.

10) Melhor Animação em Curta-Metragem: podem ser indicados os filmes com menos de 40 minutos feitos com ao menos 75% de sua duração com animação.

Observação: nesta categoria podem ser indicados filmes feitos com animação tradicional, digital ou stop-motion.

11) Melhor Documentário em Longa-Metragem: podem ser indicados filmes de não-ficção com no mínimo 40 minutos de duração.

12) Melhor Documentário em Curta-Metragem: podem ser indicados os filmes de não-ficção com menos de 40 minutos de duração.

13) Melhor Filme Internacional: nesta categoria podem ser indicado cinco filmes de varias partes do mundo.

Curiosidade: anteriormente, o prêmio já foi nomeado de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Filme de Língua Estrangeira. Em 2021, a categoria foi nomeada de Melhor Filme Internacional.

14) Melhor Filme em Curta-Metragem: para os filmes de ficção com menos de 40 minutos de duração.

15) Melhor Trilha Sonora: quem recebe o prêmio é o compositor da trilha incidental ou orquestral.

Observação: nesta categoria estão excluídas as canções originais originais e músicas adicionadas ao filme que são compostas por compositores que não sejam o do filme.

Comentário: Este ano, a categoria sofreu uma pequena alteração, foi estabelecido que para ser elegível um filme terá que ter 60% de sua composição como inédita – e para sequencias e filmes de franquia a trilha precisará ser 80% nova.

16) Melhor Canção Original: quem recebe o prêmio é o compositor ou letrista da canção que foi produzida em exclusivo para o filme.

17) Melhor Design de Produção: quem recebe é o cenógrafo ou o diretor de arte.

18) Melhor Figurino: quem recebe é o figurinista.

19) Melhor Cabelo e Maquiagem: quem recebe é o maquiador e o cabelereiro.

20) Melhor Cinematografia: quem recebe é o diretor de fotografia.

21) Melhor Edição de Som: destinado ao profissional especializado em trabalhar os sons que são adicionados ao filme, exemplo: ruídos, sons ambientes, diálogos.

22) Melhor Mixagem de Som: destinado ao profissional responsável por trabalhar o som captado, adicionar novos sons e sincronizar diálogos e a trilha sonora.

Comentário: Este ano, Edição de Som e Mixagem de Som – serão reunidas em uma, reduzindo o número de categorias para 23.

23) Melhor Montagem e Edição: destinado ao editor, que fica responsável por editar todo o material, ou trabalhar a montagem do material criado uma conexão entre a narrativa e todas as áreas.

24) Melhor Efeitos Visuais: destinado ao profissional que cuida da parte de computação gráfica, efeitos digitais e outros recursos usados no pós-produção.

Em síntese, essas são as atuais categorias do Oscar. Ao longo dos quase 100 anos de premiação, várias foram adicionadas, excluídas e renomeadas. O processo de votação é minucioso e árduo. Vale comentar, muitas vezes a votação pode ser tendenciosa ou vendida, e nem sempre prioriza o material nomeado. Hoje em dia os lobbys dos estúdios e até mesmo a moral dúbia dos membros prevalece na hora de dar o veredito final, afinal muitos podem ser influenciados direta e indiretamente a votar em amigos e conhecidos.

A 93ª edição do Oscar está marcada para 24 de abril.

* Texto integral de autoria de Vanderlei Tenório