Vídeo: em festa junina, prefeito manda seguranças ‘descer o cacete em quem brigar’

21/06/2023 14h02
Vídeo: em festa junina, prefeito manda seguranças ‘descer o cacete em quem brigar’
Foto: Instagram Oficial

Se o “dono da festa” manda os seguranças baterem sem pena, o que dizer de pessoas que vão curtir um forrozinho e acabam saindo na tapa. Foi assim que o prefeito de Minador do Negrão, José Aprígio (PP), fez incitação à violência ao pedir que seguranças agissem a quem provocar confusão durante a festa de São João no município.

Ao invés de combater qualquer tipo de violência, prezando pela segurança e vida das pessoas que estavam na comemoração dos festejos juninos, o gestor preferiu mandar os homens da empresa privada – que faziam a segurança do evento – ‘descer o cacete’ se alguém quisesse brigar’.

No vídeo enviado ao Blog Kléverson Levy, fica claro o desejo do prefeito negrense em dizer ao público presente que é ‘pra bater sem pena’ – ao justificar que o local da festa merece ordem, decência e que o povo foi – apenas – para brincar’. Até aí, tudo bem!

Mas, por outro lado, errou ao mandar seguranças ‘descer o cacete’. Afinal, incitação à violência – ainda mais sendo um gestor público e político – consiste em incentivar outra pessoa a cometer um crime, seja por meio de palavras, gestos, escritos ou qualquer outro meio de comunicação. O crime de incitação ao crime é considerado um crime autônomo, ou seja, independente da prática do crime incitado.

Tudo isso previsto no Código Penal – Decreto -Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940, de incitação ao crime:

Art. 286 – Incitar, publicamente, a prática de crime:

Pena – detenção, de três a seis meses, ou multa.

Parágrafo único. Incorre na mesma pena quem incita, publicamente, animosidade entre as Forças Armadas, ou delas contra os poderes constitucionais, as instituições civis ou a sociedade. (Incluído pela Lei nº 14.197, de 2021) (Vigência)

Por fim, Minador do Negrão tem histórico de violência que, no passado recente, deixou registrado nas reportagens e publicações sobre a verdadeira história política de Alagoas. O passado não pode voltar ao presente. Menos violência e muito mais pela Paz nas festas do interior alagoano.

É isto!

Confira no vídeo!


E viva a política dos políticos em Alagoas!

#VidaQueSegue