Demissões em UPAs e hospitais do Estado são uma realidade em Alagoas

24/06/2023 09h09
Demissões em UPAs e hospitais do Estado são uma realidade em Alagoas
Foto: Internet

Após a matéria – Demissão de profissionais em UPA de Maceió faz deputado ganhar espaço que era do colega de ALE – publicada aqui no Blog Kléverson Levy, novas informações chegam a este jornalista dando conta de que ‘demissões em massa’ ocorrem nas unidades de Saúde do Estado.

Tudo leva a entender que, devido ao processo político de 2024, aliados do Palácio República dos Palmares estão dominando Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) e hospitais regionais do Estado numa ‘varredura’ com substituições e indicações que ocasionam nessas demissões.

Pensando em 2024, deputados, vereadores e políticos ligados ao governador Paulo Dantas (MDB) recebem ‘carta branca’ para fazer a troca de profissionais da saúde, colocando pessoas deles [dos atuais mandatários] e demitindo os que não são de apoio da base desse político que domina certa região.

Além disso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) se tornou uma pasta política em que a Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) tem indicado pessoas, manda trocar, substitui quando quer e domina como se fosse uma pasta legislativa. A explicação: parlamentares com cargos e direções nas unidades de saúde.

Como revelou uma servidora da pasta estadual – em conversa com este jornalista e que prefere não se identificar para não ser prejudicada – ao afirmar que “todos [funcionários] indo trabalhar em pânico, angustiados” com medo de perder o emprego a qualquer momento.

“Os demais hospitais estão tendo também demissões. Sei que o IB Gatto de Rio Largo, HGE , Hospital da Criança, Hospital da Mulher, Metropolitano, UPAs… Estimam cerca 1.500 demissões em todo estado. A lista já vem da SESAU com os nomes. Critérios? Ninguém sabe! E quem perde? A população. Chegando pessoas sem experiência para trabalhar com pacientes de alta complexidade. De onde vem essas indicações não sei , porque quem está entrando não vai falar agora em meio ao que está acontecendo. Em dois dias, já foram demitidas várias pessoas”, revela a servidora da Sesau.

Portanto, Demissões em UPAs e hospitais do Estado são uma realidade em Alagoas. Tudo em consequência da eleição de 2024.

Será?

E viva a política dos políticos em Alagoas!

#VidaQueSegue