Na disputa eleitoral de 2024, Dantas não pode repetir RF de 2020

14/07/2023 18h06
Na disputa eleitoral de 2024, Dantas não pode repetir RF de 2020
Foto: Pei Fon/Agencia Alagoas

Não é novidade que – em pleno ano pré-eleitoral – os prefeitos alagoanos e aliados sejam cortejados para entrar no partido comandado pelo chefe do Executivo estadual. É um trabalho que ocorre desde 2014, na primeira eleição do ex-governador Renan Filho (MDB), e se repete com o governador Paulo Dantas (MDB) – hoje – no comando do Governo de Alagoas.

De fato, é uma questão política e administrativa local viável para quem estiver indo ao MDB de Renan Calheiros e companhia limitada. Já que sobre ideologias e fidelidade partidária é uma outra história. Não cabe mais nos dias atuais. O que importa é ser sempre governo e estar (por tempo determinado e limitado) no Poder.

Como até já escreveu o Blog Kléverson Levy, sobre a vantagem de ser – atualmente -Dantista/Calheirista na atual conjuntura política em Alagoas:

maioria na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE);
o governador Paulo Dantas é MDB;
São dois senadores da República (Renans), sendo que RF é ministro dos Transportes;
Por fim, o partido alagoano tem portas abertas no Governo Federal.
Sendo assim, não é à toa que o governador tem visitado os aliados nos municípios alagoanos. Sabendo ele – Dantas – que nas eleições municipais de 2024, ressalte-se, terá que subir em palanque único. Não existirá apoio para oposição e situação como no passado bem recente com RF.

Na política, também não cabe ter dois lados ao mesmo tempo. Os palanques são sempre formados por adversários locais. No entanto, Paulo Dantas não pode repetir – eleitoralmente – Renan Filho de 2020 e deverá marchar – politicamente – com um único aliado palaciano, em 2024, nos 102 municípios.

Afinal, diferente de Renan Filho, Paulo Dantas não demonstra (até pelo perfil) que poderá ter dois nomes/candidatos do grupo disputando o único cargo de prefeito na mesma cidade. Que o diga alguns prefeitos que já estão fechados com o Palácio dos Palmares, até que o adversário os separe, na disputa do próximo ano. Será? Veremos!

É isto!

E viva a política dos políticos em Alagoas!

#VidaQueSegue