Educação de Alagoas: termo de adesão do programa “escola 10” é assinado com os 102 municípios do Estado

Por Edmilson Sá 26/07/2023 14h02 - Atualizado em 29/07/2023 22h10
Educação de Alagoas: termo de adesão do programa “escola 10” é assinado com os 102 municípios do Estado

O Teatro Gustavo Leite estava lotado na manhã desta terça-feira (25), no Centro de Convenções Ruth Cardoso, no Jaraguá. Onde o Governador Paulo Dantas e o secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão, assinaram a pactuação com as prefeituras alagoanas das metas do programa “Escola 10”. O programa “Escola 10” é um pacto pela educação do estado, integrando as redes estadual e municipais de ensino, desde 2018. Essa união de forças, cujo objetivo é reerguer o ensino público, objetivando o aumento do IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - vem transformando a vida de crianças e jovens, trazendo mais qualidade à educação alagoana.

Fotos: Pei Fon / Agência Alagoas

O programa “Escola 10” objetiva promover e efetivar os direitos de aprendizagem dos(as) estudantes da educação básica, e conta com mais de 1.700 articuladores(as) de ensino – bolsistas que atuam diretamente nas secretarias municipais e em escolas de ensino fundamental de todos os 102 municípios do estado de Alagoas. Sobre o programa, o Ex-Ministro da Educação, Henrique Paim, enalteceu o papel que o estado vem desempenhando nos últimos anos: “Esse programa atingiu os seus objetivos, de trazer, de volta às escolas, depois de todo o processo de pandemia, os(as) jovens, que estavam fora do sistema educacional”. Lembramos que o programa “Escola 10”, inclusive, está concorrendo e é finalista entre toda a federação, como destaque em educação.

Fotos: Pei Fon / Agência Alagoas

Em sua fala, o Governador Paulo Dantas, disse ainda, que se reuniria com o Ex-Ministro Henrique Paim, para “tratarem da educação, para encaminhar pautas propositivas que venham dar condições de levar resultados positivos e políticas públicas que ofertem qualidade na educação, para nossos(as) jovens. Sobretudo, no Ensino Médio, para que eles(as) tenham a oportunidade de aprender e também, encontrar uma vocação, uma formação, para si próprios”.

Fotos: Pei Fon / Agência Alagoas

O Secretário de Educação, Marcius Beltrão, "ratificou a importância e as transformações que o programa "Escola 10" têm proporcionado ao estado de Alagoas, não só garantindo qualidade de ensino, mas também, sendo referência para o país". O Secretário também ressaltou a importância da distribuição de 80 mil exemplares de um kit educacional (Criança Alfabetizada) para alunos e professores dos 102 municípios alagoanos. “Essa parceria entre Estado e os municípios alagoanos é de fundamental importância, porque é na primeira e segunda séries do Fundamental que precisamos intervir para que a gente possa oferecer uma melhor escolaridade aos alunos”, disse Marcius Beltrão.

A pactuação 2023 do programa "Escola 10" reforça a parceria entre as redes municipal e estadual de ensino. Instituído por lei estadual em 2018, o programa visa promover os direitos de aprendizagem dos estudantes da educação básica, e conta com mais de 1.700 articuladores de ensino – bolsistas que atuam diretamente nas secretarias municipais e em escolas de ensino fundamental de todo o estado.

O Deputado Federal Rafael Brito, lembrou: "A gente não estava acostumado com isso [...] (em referência ao Programa Escola 10, que hoje é destaque no Brasil inteiro). Pelo contrário, quando falavam de nós, quando falavam da educação de Alagoas, todo mundo lá fora, falavam que era o pior IDEB do país [...]. E hoje, todos(as) que estão aqui [...], têm mudado a realidade e a história da educação em Alagoas [...]. Estamos no caminho certo".

Algumas dessas metas, incluem:
>Aumentar o nível de proficiência dos estudantes, garantindo aprendizado adequado em Língua Portuguesa e Matemática (metas individuais).
>Aumentar a taxa de aprovação (mínimo de 95%).
>Aumentar a taxa de participação de estudantes na Prova Brasil (mais de 90%).
>Reduzir a taxa de abandono (menos de 5%).
>Reduzir a taxa de distorção idade x série (menos de5%).
>Garantir o cumprimento do IDEB proposta pela SEDUC em 2017.

Fotos: Pei Fon / Agência Alagoas

Outra etapa importante desse evento, para a educação indígena de quatro cidades, foi que Prefeitos, secretários municipais e líderes indígenas também participaram da assinatura das ordens de serviço para a construção das escolas indígenas Aconã, em Traipu; Karapotó Terra Nova, em São Sebastião; Kalankó, em Água Branca; e Campinhos Karuazu, em Pariconha.