Junta todos os palacianos do MDB e ainda não dá para alcançar JHC em 2024

29/07/2023 16h04
Junta todos os palacianos do MDB e ainda não dá para alcançar JHC em 2024
Foto: Itawi Albuquerque

Avaliando o levantamento feito pelo Paraná Pesquisas, onde foi utilizada uma amostra de 820 eleitores, entre os dias 13 e 17 de julho, em Maceió, percebe-se que se juntar todos os possíveis candidatos do Palácio República dos Palmares não conseguem alcançar o prefeito João Henrique Caldas, o JHC (PL), em 2024, pelo menos até aqui.

Nos dois cenários da pesquisa estimulada, quando a pergunta consiste em “Se as eleições para Prefeito de Maceió fossem hoje e os candidatos fossem esses, em quem o(a) Sr(a) votaria?”, o desdobramento mostra que os nomes do MDB alagoano – citados até agora – não conseguem se aproximar do gestor da capital alagoana.

Ronaldo Lessa (12,2%), Rui Palmeira (11,8%), Dr. Wanderley (4,6%), Alexandre Ayres (4,1%) e Rafael Brito (1,8%), todos juntos, ficam bem distantes dos 52,4% que reelegeria, caso a eleição fosse hoje, Tio “J”. Todos os pré-candidatos palacianos pontuam – apenas – com 34,5% dos votos, dando uma margem de diferença de 17,9% dos entrevistados.

Resultado da ópera política: Junta todos os palacianos do MDB e não dá para alcançar, até então, JHC na eleição do próximo ano. Para 2024, pelo visto, o MDB e o Palácio República dos Palmares terão que repensar em novas estratégias e até nomes que agradem o eleitorado maceioense.

Além disso, o índice de rejeição do prefeito de Maceió é menor, em comparação com os demais nomes da lista, e a avaliação /aprovação da administração JHCista tem sido de 74,6% – segundo o resultado do Paraná Pesquisas.

Todavia, ainda dá tempo e tem muito tempo (será?) para os oposicionistas também correrem atrás dos prejuízos e tentar reverter a situação para o pleito futuro. Se vão conseguir, entretanto, é uma outra história. Aqui, nos bastidores, sabemos que em se tratando de política tudo pode acontecer, inclusive, nada!

Por ora, JHC lidera e vai trabalhar para não perder essa liderança e a aprovação dos eleitores de Maceió. Palacianos e o MDB lutem bastante para tomar esse posto que – a cada dia – está mais complicado para a turma de Paulo Dantas, Marcelo Victor e Calheiros.

Veremos!

É isto!

E viva a política dos políticos em Alagoas!

#VidaQueSegue