“Festival da Cultura Nerd Maceió" movimenta o final de semana com atrações variadas e espaços para a Cultura Nerd

Por Edmilson Sá 29/10/2023 15h03 - Atualizado em 29/10/2023 18h06

O festival acontece nos dias 28 e 29 de outubro, dessa vez, na Praça do Centenário, com uma programação totalmente voltada para as tribos e comunidades das culturas nerd/geek. Quem esteve presente, pôde participar e conferir várias atrações, que vão desde: arenas como RPG, Board Game, Card Game, apresentações de Kpop, Concurso de Cosplay, jogos retrô, jogos mobile, quiz otaku, swordplay, Just dance, lojas temáticas e muita música nerd.

Faz tempo que as Culturas Nerd e Geek passaram de uma simples gíria inglesa, que se refere a pessoas peculiares ou excêntricas e, não raro, taxados pejorativamente, como fãs de tecnologia, ficção científica, jogos eletrônicos ou de tabuleiro, histórias em quadrinhos, mangás, animes, livros, filmes, séries e cosplays. Hoje, esse nicho cultural é talvez o de maior expansão em todo o planeta, movimentando bilhões em receitas para os envolvidos. Basta dizer que, desde a estreia de Star Wars: Uma Nova Esperança, em 25 de maio de 1977, o mundo não seria mais o mesmo. De lá pra cá, celebramos cada vez mais a cultura nerd. Até os poderes públicos estão percebendo o quão importante é esse movimento cultural em ascensão meteórica.

Segundo o Presidente e grande incentivador da Cultura Nerd em Alagoas, Jefferson Diniz: “O Festival de Cultura Nerd, é o maior evento de Cultura Nerd do Nordeste, totalmente gratuito”. E, pelo visto, está cada vez maior, mobilizando, não só tribos diversas, como também, um mercado emergente, com souvenirs dos mais variados: camisetas de super-heróis, animes, HQs, action figures, espadas, desenhos, bottons, canecas, brincos, chaveiros, colares, indumentárias, fantasias e acessórios diversos, que englobam o mundo cultural.

CONCURSO DE COSPLAY

Fundamental é fazer com que, mais e mais pessoas percebam os muitos potenciais que a Cultura Nerd tem a oferecer. O concursos de Cosplays e Kpop, por exemplo, levam os(as) expectadores(as) à loucura. Com performances cada vez mais estilizadas - de crianças a adultos - as pessoas que participam se envolvem, trocam ideias e se reinventam. Pessoas tímidas, por exemplo, conseguem exteriorizar suas emoções de maneiras surpreendentes.

E, atento às mudanças que vêm ocorrendo, os espaços estão cada vez mais acessíveis e adaptados - já é possível ver rampas de acesso, para as Pessoas com Deficiência. Ainda, segundo Jefforson Diniz, “10% dos investimentos devem ser direcionados à acessibilidade, como forma de garantir a inclusão social.” ENQUANTO CONVERSAVA COM O PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DA CULTURA NERD DE ALAGOAS, EU PESSOA COM DEFICIÊNCIA, DISSE O QUANTO ESTAVA FELIZ, EM VER QUE ESSAS AÇÕES DEVEM ACONTECER. E DISSE MAIS, ESPERO UM DIA VER INTÉRPRETES DE LIBRAS, AUDIODESCRIÇÃO, ENTRE OUTRAS ADAPTAÇÕES, TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E MAIS, MUITO MAIS. 

As pessoas que trabalham e vivenciam a Cultura Nerd, precisam estar atentas, pois a Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022) que dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da covid-19, vai proporcionar aportes financeiros, contemplando um variado número de projetos culturais. Pois a Lei prevê o repasse de R$ 3,862 bilhões a estados, municípios e ao Distrito Federal para aplicação, para quem participar dos editais e inscrever seus projetos, de maneira correta. Para mais informações, acesse o link: http://portalsnc.cultura.gov.b...