Para além de disposição política é preciso estar preparado para ser candidato
Tenho um recado mais que importante para você que deseja se candidatar a prefeito aí na sua cidade, não basta ter vocação, não basta ser querido pela população, não basta ter um grupo político lhe apoiando; tudo isso é muito importante, mas tão ou mais importante quanto estar preparado para o desafio, é conhecer a fundo a realidade da situação financeira do seu município.
Vivemos na era da informação em tempo real, tudo está a um clique e na palma da sua mão. Como sabemos informação é poder e estar bem-informado sobre a realidade da sua cidade é pré-requisito mais que fundamental para os bons gestores.
Alguns municípios alagoanos apresentam pendências com os órgãos de controle do governo federal, se encontram nesta situação, por exemplo, os município de Palmeira dos Índios, mas essa é uma questão que aprofundarei nos próximos programas.
Alerto para uma questão pouco falada que são os recursos extraordinários que alguns prefeitos estão utilizando de forma equivocada e que, de alguma forma, passam, para o cidadão menos atento, uma sensação de prosperidade e de desenvolvimento que não se sustenta após uma análise mais criteriosa.
Vejamos, Palmeira recebeu da Águas do Sertão, concessionária responsável pela água e esgoto do munícipio, mais de 100 milhões de reais, somado aos valores retidos, sob a forma de imposto de renda, do pagamento dos precatórios do Fundef, aí já vão mais cerca de 10 milhões de reais.
Esses recursos não são do orçamento permanente da prefeitura, são recursos que devem ter uma aplicação muito bem planejada, visando áreas estratégicas para o desenvolvimento da cidade; sob pena de perdermos mais uma rara oportunidade de entrar no rumo desenvolvimento.
Para se ter uma ideia do que representam esses valores, o orçamento enviado para a Câmara dos Vereadores para o exercício de 2023 foi de quase R$132 milhões de reais previsto para os gastos do município.
Ou seja, só os recursos da Águas do Sertão representam quase todo o orçamento deste ano da prefeitura.
Então reafirmo que é preciso transparência e dedicação dos candidatos que pretendem concorrer a uma vaga no executivo municipal no ano que vem e que estudem e se dediquem a examinar o atual quadro fiscal do município tendo como base os recursos de transferência constitucional e não se iludir com recurso que acontece apenas uma vez na vida do seu município.