Caso dispute Senado Federal, Lira já tem sucessor na sua vaga à Câmara dos Deputados em 2026

06/11/2023 14h02
Caso dispute Senado Federal, Lira já tem sucessor na sua vaga à Câmara dos Deputados em 2026
Foto: Instagram Oficial

Em Brasília, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), tem consultado os aliados mais próximos sobre a eleição de 2026. Lira, no entorno dos “amigos” que estão ao seu redor – atualmente, acena para eleição futura com foco na vaga ao Senado Federal.

Tanto que alguns parlamentares alagoanos são questionados sobre apoios- desde já – ao deputado federal, caso seja candidato a uma das duas vagas de senador na eleição de 2026. Mesmo que concorra ao Senado Federal, Lira quer deixar um herdeiro em sua cadeira na Câmara dos Deputados.

O parlamentar pretende manter a vaga Lirista – de deputado federal – para o filho, Arthur Lira Filho, que ficou conhecido no Brasil por ser dono da empresa Omnia 360º, aquela dos R$ 34 milhões recebidos do governo Bolsonaro em dois anos.

Só para constar: Arthur Lira Filho e Maria Luiza Cavalcante, filha do Luciano Cavalcante, presidente do União Brasil em Alagoas e (ex?) assessor do parlamentar, abriram juntos, em Brasília, a empresa para intermediar contratos de publicidade firmados com o governo federal. Leia matéria completa Aqui: Exclusivo: empresas representadas por filho de Lira receberam R$ 34 mi do governo em dois anos

Por outro lado, de filho para filho, vale ressaltar, também, que Arthur Lira quer re-conquistar a cadeira que foi do pai e ex-senador, Benedito de Lira (PP), o Biu de Lira, atual prefeito da Barra de São Miguel. A força política e o ‘peso’ de comandar a Câmara dos Deputados levam o parlamentar alagoano em busca dessa condição hoje – no momento atual. Se vai perdurar, no entanto, saberemos quando Lira deixar a cadeira do Poder de presidente.

Afinal, lembrando: 2026 está no jogo eleitoral a vaga que pertence aos senadores Renan Calheiros (MDB) e Rodrigo Cunha (Podemos), ambos candidatos à reeleição. A dúvida, portanto, paira em Cunha que depende das articulações do grupo político para 2024. Já Calheiros, todavia, vai buscar renovar seu mandato.

Portanto, no âmbito da política de Alagoas, caso dispute o Senado Federal em 2026, Arthur Lira já tem sucessor na vaga da Câmara dos Deputados: o próprio filho, que deverá disputar uma das nove (ou 8?) vagas de federal, sem dividir os votos e a base eleitoral com ninguém, para manter a hegemonia política dos Liras na capital federal.

Será? É isto!

E viva a política dos políticos em Alagoas!

#VidaQueSegue