Wolverhampton

13/12/2023 15h03
Wolverhampton

Final de ano se aproximando com os mesmo problemas financeiros, ao que parece, que ocorreram o ano passado em Alagoas. Desta vez, os prestadores de serviços (“Empenho”) dos hospitais do Estado cobram do governador Paulo Dantas (MDB) o pagamento dos repasses referente aos meses de maio até setembro de 2023.

Denúncias enviadas ao Blog Kléverson Levy, apontam que o Ministério da Saúde (MS) enviou o dinheiro para pagamento dos funcionários cadastrados através do Verifica SUS – que eles chamam de “empenho”. Porém, os salários não foram pagos pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

A Sesau não fez os repasses referentes aos retroativos dos meses de maio a setembro, como é definido pelo Governo Federal, e prestadores de várias unidades de Saúde de Alagoas estão sem receber. Em outras denúncias, funcionários afirmam – ainda – que também não receberam nem o décimo terceiro.

“Gostaria de fazer uma denúncia referente ao retroativo da enfermagem. Somos prestadores de serviço da Sesau. O Ministério da Saúde enviou o dinheiro porque estamos cadastrados através do Verifica Sus e, simplesmente, o Estado não fez o repasse referente ao retroativo de maio a setembro, definido pelo Governo Federal. Ou seja, todos os servidores prestadores de todos os hospitais de Alagoas estão sem receber”, diz uma funcionária que trabalha em um hospital gerido pelo Estado.

Numa outra mensagem direcionada ao Blog Kléverson Levy, o relato é que ao entrar em contato com o RH da Sesau a resposta é sempre evasiva. A denunciante explica que para quem é considerado “empenho” a situação é desgastante e humilhante diante desta falta de uma informação precisa sobre os pagamentos dessa categoria.

“E para quem é empenho tá sendo muito desgastante e humilhante essa situação. Afinal, o Ministério da Saúde enviou o dinheiro, porém, não foi repassado o retroativo. Nunca temos uma resposta concreta. Se liga para o RH da Sesau, sempre dizem que não tem previsão. Se pergunta na conta oficial do instagram do governador Paulo Dantas, ele não responde. Nossa situação é muito complicada”, reforça a profissional que prefere não se identificar.

Portanto, vale lembrar que há cerca de um ano, o Blog Kléverson Levy denunciou que Caos em hospitais de AL apontam para uma grande crise financeira na Saúde do Estado. Não é possível que teremos que assistir – novamente – essa situação drástica quando se aponta para a própria saúde financeira da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas. 2024 não pode repetir 2023.

Vamos continuar cobrando e prestando serviço à população alagoana que merece respeito, principalmente, quem trabalha para fortalecer o nosso estado na saúde, educação e todas áreas. O trabalhador, seja ele qual for a área, merece receber o salário em dia e ser valorizado.

Resposta da Sesau

O Blog Kléverson Levy entrou em contato com a assessoria da Sesau, bem como, da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), e aguarda um posicionamento. Até a publicação desta matéria, não obtivemos uma resposta. Por fim, da mesma forma, o espaço fica aberto para que o Estado se pronuncie sobre os fatos denunciados.

É isto!

E viva a política dos políticos em Alagoas!

#VidaQueSegue