A política da violência e do medo não cabem mais nos dias atuais, senhores governantes!
Repercute durante todo o dia o vídeo do prefeito de Igaci, Petrúcio Barbosa (MDB), em tom de ameaças contra a deputada estadual Ângela Garrote (PP). O evento do Governo de Alagoas, no município, serviu de palco para o que há de mais intransigente nos dias atuais em se tratando de política.
Isso com a presença do governador Paulo Dantas (MDB) que esteve na cidade, na manhã desta quarta-feira, 28, para entregar em investimentos para o município, junto ao deputado estadual Zé Wanderley (MDB), ao prefeito igaciense, ao presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley (MDB), e lideranças políticas da região e secretários de Estado.
No vídeo (ver abaixo), Barbosa deu um exemplo de que – ainda – vive no tempo do “gibão, espora e chibata” – no bom sentido.
“Eu, e mais o Hugo [Wanderley], o governador [Paulo Dantas], o Dr Wanderley [deputado estadual] e o Isnaldinho [deputado federal] nós vamos botar cá peste lá no Estrela naquela deputada, viu?! Nós vamos botar cá peste. Pode ter certeza disso!” disparou Petrúcio Barbosa.
De fato, apesar dessas palavras, é bom lembrar que a política da violência e do medo não cabe mais nos dias atuais, senhores governantes! Aliás, podemos destacar que as falas proferidas para amedrontar foi contra uma mulher, senhora, avó, mãe e retrata uma situação em que estamos vivenciando em ataques contra mulheres nos dias atuais.
Voltando ao fato político, todavia, parece que o prefeito igaciense, apesar de viver em tempos contemporâneos, ainda não se atualizou que os coronéis da política alagoana não existem mais. Ficaram no passado tenebroso de Alagoas. Na história que ninguém mais quer, ver, viver ou relembrar.
Atitudes como essas que, sem lado A ou lado B, as imagens mostram – realmente – que o clima político em Estrela de Alagoas e região, incluindo Igaci e Palmeira, deve ser de preocupação para Justiça Eleitoral por conta dessas questões políticas de interesses pessoais.
Repito: a política do grito, do mando, da bala e da agressão verbal em público não cabem mais nos dias atuais. Já se foi o tempo em que políticos de Alagoas mandavam e desmandavam neste estado considerado o mais pobre dos pobres do Brasil.
Não há como não se indignar diante de palavras ameaçadoras (“botar cá peste”) que o vídeo mostra. Cada um tire suas conclusões e opiniões! Alagoas não mais permite que a violência pelo PODER – por conta da disputa política e eleitoral – volte a ser manchetes de jornais. Estamos na era em que a discussão, a opinião e até as famigeradas “fakes news” são construídas com o advento das redes sociais.
No entanto, é preciso ter cautela e cuidados com o quê se fala, diz, posta e divulga ou que querem atingir com palavras.
Por fim, é ainda mais intrigante quando governantes, a exemplo do próprio governador do Estado e gestores municipais, aplaudem, riem e vibram com atitudes violentas (mesmo em palavras) contra qualquer que seja o adversário político. Quiçá, sendo uma mulher!
Até quando?
E viva a política dos políticos em Alagoas!
É isto!
#VidaQueSegue