Hyundai Creta alcança o topo com a linha 2024
Modelo assumiu a liderança no segmento dos SUVs compactos
A Hyundai iniciou o ano com uma excelente conquista: a linha Creta 2024 assumiu a liderança em janeiro no segmento dos SUVs compactos com 4,9 mil emplacamentos, deixando para trás o Chevrolet Tracker e Nissan Kicks – 4,3 mil e 4,1 mil emplacamentos, respectivamente segundo e terceiro colocados.
E foi o SUV compacto líder, com vendas iniciadas no Brasil em 2017, que passou pela nossa garagem durante a última semana. Embora os números sejam referentes ao primeiro mês do ano e muita coisa pode acontecer, assumir a liderança não é uma novidade para o modelo.
Se no ano de estreia a linha Creta foi a segunda mais vendida, já em 2018 ele foi o mais vendido – posição que certamente quer conquistar novamente em 2024, depois de fechar 2023 na terceira posição, atrás dos fortes concorrentes Volkswagen T-Cross e Chevrolet Tracker.
Para seguir líder durante todo o ano de 2024 a Hyundai oferece uma vasta opção para a linha Creta. No seu site é possível ver o Creta Nova Geração, com as versões Comfort, Limited, Platinum e Ultimate. Há também o Creta N Line e por fim o Creta Action, único oferecido com uma carroceria diferente – a da versão anterior.
Nas versões do Creta Nova Geração ainda é possível ter variações de conforto e segurança denominadas Plus ou Safety, além da opção do teto solar panorâmico.
As versões Comfort, Limited e Platinum são equipadas com o motor 1.0l Turbo GDI de injeção direta de combustível, três cilindros e 120 cavalos de potência. Já a versão topo Ultimate é equipada com motor aspirado Smartstream 2.0l que entrega 167 cavalos de potência.
Todas as versões, independente da motorização, são equipadas com transmissão automática de seis velocidades e sistema Stop & Go, para desligamento e partida do motor, o que proporciona economia de combustível.
Ainda é possível selecionar o modo de direção em Normal, Smart, Eco e Sport, que escolhido de acordo com o estilo de direção do condutor atua nos pontos de aceleração, troca de marcha e esforço na direção
No design a linha conta com uma grade frontal em formato hexagonal, que dependendo da versão, pode vir com barras horizontais ou elementos em cascata, sendo emoldurada em prata ou cromado.
O conjunto óptico dianteiro vem com luzes diurnas em LED em todas as versões. Já os faróis e lanternas em LED são exclusivos para a versão topo Ultimate.
As rodas de liga-leve são de 16 polegadas na versão Comfort, diamantadas e de 17 polegadas nas configurações Limited e Platinum e diamantadas e de 18 polegadas na versão Ultimate. A antena é do tipo barbatana para toda a linha.
Na parte traseira as lanternas em LED exibem uma assinatura de luz, enquanto a inscrição com o nome do SUV aparece centralizada e espaçada acima da placa. As identificações dos motores, “2.0” ou “TGDI”, aparecem ao lado direito do para-choque, na parte inferior da traseira.
No interior o console central é mais elevado e o painel central fica voltado para o condutor, o que permite melhor visualização e comando. Para completar, o volante esportivo tem base reta e a alavanca de câmbio em T.
A central multimídia BlueNAV tem uma tela com 10,25 polegadas, e conta com navegação e conexão Apple Car Play e Android Auto. É nessa tela, aliás, que o condutor poderá ver imagens das câmeras de ré, lateral e frontal, que formam uma visão 360 graus. Graças ao Smart Camera 360°, uma combinação dessas câmeras gera até oito modos de visão e simula uma vista aérea real.
O pacote de segurança Hyundai SmartSense entrega ainda Câmera para Monitoramento de Ponto Cego, que exibe no display central do painel de instrumentos, em vídeo, a visão do ponto cego para a direção indicada após acionar o sinal de mudança de faixa.
O teto solar panorâmico disponível em algumas versões é um dos pontos altos do modelo. Oferece uma área envidraçada que vai até a cabeça do passageiro traseiro.
Seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, controle de velocidade de cruzeiro com limitador de velocidade, acionamento inteligente one-touch das luzes de direção estão disponíveis em todas as versões, assim como freios ABS com EBD, controles de estabilidade eletrônico e tração (ESP e TCS), assistente de partida em rampa (HAC), sinalização de frenagem de emergência (ESS) e monitoramento de pressão dos pneus (TPMS).
O Bluelink, além das funcionalidades como os serviços de rastreamento e recuperação veicular, possibilidade de realizar comandos pelo celular para ligar o carro e abrir as janelas, e receber alertas, ajustar a temperatura do ar-condicionado automático digital e acessar o sistema da Smart Camera 360°, o que significa poder visualizar, pelo aplicativo, o que se encontra ao redor do automóvel antes de se aproximar para embarcar.
Notas Rápidas, por Sérgio Dias
Gulf Oil cria subsidiária no Brasil para oferecer lubrificantes e postos de combustíveis
A Gulf Oil International Limited anunciou a ampliação da sua presença na América Latina com a nova subsidiária no Brasil, iniciando as operações com a fabricação e distribuição de seus lubrificantes, em planta própria, e o licenciamento de sua bandeira para postos de combustíveis, com a expectativa de inaugurar 200 unidades apenas em 2024.
“A Gulf opera em todos os continentes do mundo, mas estamos realmente focando muito na região da América do Sul e, em particular, no Brasil. O Brasil é o maior mercado de lubrificantes da América do Sul e tem um potencial real para uma marca como a Gulf se destacar. Estamos buscando crescer rapidamente. Queremos investir muito na busca deste objetivo”, explica Mike Jones, CEO mundial da Gulf Oil.
Renault anuncia pré-venda no Brasil do Kardian com preço a partir de R$ 112.790,00
A Renault anunciou o início da pré-venda do Kardian nas versões Evolution, com preço a partir de R$ 112.790,00, Techno, com preço a partir de R$ 122.990,00 e Première Edition, com preço a partir de R$ 132.790,00. O modelo chega para competir com o Fiat Pulse e o Volkswagen Nivus.
O Renault Kardian é equipado com um novo motor turbo 1.0 de três cilindros com injeção direta, que entrega 125 cavalos de potência e 220 Nm de torque, sistema Stop & Star e câmbio automático com dupla embreagem EDC, que podem ser trocadas manualmente usando as paletas do câmbio tipo borboleta, localizado atrás do volante.
Sumitomo Rubber Industries apresenta tecnologia para transformar a segurança e eficiência veicular
A Sumitomo Rubber Industries, detentora das marcas Dunlop, Falken e Sumitomo no Brasil, apresentou o Sensing Core, um avanço tecnológico que promete revolucionar a interação com os pneus dos veículos.
Livre de sensores físicos, o sistema é capaz de detectar diversas condições de rodagem, incluindo o desprendimento de rodas, marcando um marco significativo na indústria automotiva. Desde seu anúncio inicial em 2017, o Sensing Core evoluiu de uma promessa futurista para uma realidade tangível em 2024.
Librelato conquista certificado de gestão ambiental ISO 14001
A implementadora Librelato foi reconhecida por gerenciar corretamente seus resíduos, minimizar impactos ambientais e promover sustentabilidade nas operações com a conquista do certificado da ISO 14001, norma internacional que estabelece diretrizes para implantação do Sistema de Gestão Ambiental.
“O certificado da ISO 14001 nos impulsionará ainda mais a otimizar processos e a reduzir nossos efeitos junto a parceiros que, assim como nós, acreditam em um futuro mais verde e conduzem seus negócios de maneira ética e ecologicamente responsável”, explica José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato.
Porsche amplia família Panamera com duas novas versões E-Hybrid
A Porsche está ampliando a linha Panamera com as novas versões 4 E-Hybrid e 4S E-Hybrid, completando assim quatro opções de desempenho. Elas têm mais potência e a abertura das pré-vendas no Brasil serão comunicadas futuramente.
Comparadas à geração anterior, todas as versões Panamera E-Hybrid oferecem uma maior autonomia elétrica, velocidade de carregamento mais rápida, melhor resposta do acelerador e melhor desempenho de condução em todas as circunstâncias.
Cobra Automotiva amplia presença no mercado brasileiro de reposição
A Cobra Automotiva encerrou o ano de 2023 com muitas conquistas que reforçam a excelência da marca no mercado, com destaques para o catálogo Mobile, mais de uma centena de lançamentos, suporte técnico especializado e programa de fidelidade.
“A Cobra Automotiva reafirma seu compromisso com a excelência, inovação e suporte integral aos seus clientes, estando pronta para enfrentar os desafios de 2024 e continuar oferecendo produtos e serviços de qualidade que superam as expectativas do mercado automotivo”, diz Diogo Sturaro, Diretor da Cobra Automotiva.
Volkswagen Caminhões e Ônibus segue investindo em projetos sociais
A Volkswagen Caminhões e Ônibus, com propostas voltadas para saúde, esporte, educação, cultura e proteção infantojuvenil, segue investindo em projetos sociais e somente em 2023 as 11 ações apoiadas pela montadora impactaram cerca de 23 mil pessoas.
“Buscamos nos dedicar à inclusão social e também oferecer incentivo à cultura em suas diversas formas. Enquanto instituição, acredito que temos um papel fundamental na construção de um futuro mais sustentável e no bem-estar da sociedade em geral”, comenta Marco Saltini, vice-presidente de Relações Institucionais da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Volvo Cars muda e simplifica os nomes dos seus modelos
A Volvo Cars está simplificando e padronizando os nomes dos seus modelos. Com as mudanças os modelos elétricos XC40 Recharge e C40 Recharge são renomeados para EX40 e EC40, respectivamente, agora se encaixando perfeitamente com os modelos EX30, EX90 e EM90.
A atualização também inclui a remoção do Recharge dos modelos híbridos plug-in, que agora são indicados simplesmente pelo sufixo T6 ou T8, indicando diferentes níveis de saída de energia.
Suspensys terá em 2025 fábrica operando em Mogi-Guaçu
Em razão do acordo fechado com a Mercedes-Benz do Brasil para atender 100% da frota da montadora para fornecimento de eixos dianteiros, a Suspensys iniciou as obras da nova fábrica na cidade paulista de Mogi Guaçu.
A nova unidade industrial iniciará as operações com a fabricação do eixo dianteiro, eixos e soluções em eletrificação para veículos comerciais. A previsão de início das operações é o primeiro trimestre de 2025.
Pesquise no blog
Sobre
Sérgio Dias. Natural de Pernambuco, é jornalista em São Paulo, editor dos jornais Alpha Autos e BLEH!, do blog Alpha Lazer e da fanpage @CoisaVelha - que tem mais de um milhão de seguidores no Facebook e Instagram. É Top4 dos “+Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva 2023”, na votação promovida pelo Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva.