Barbosa deverá ser candidato a Govenador de Alagoas, em 2026
O pleito eleitoral de outubro vindouro em Arapiraca, quando estarão em disputa as cadeiras de Prefeito e vice-prefeito e as 19 vagas de vereadores, está servindo de motivo para as raposas políticas de Alagoas marcarem presença constante nesta cidade, com o pensamento no pleito de 2026 e os olhos gordos nos 153.898 eleitores, que formam o colégio eleitoral deste município.
Barbosa (MDB), atual chefe do executivo municipal, buscará sua quarta eleição para Prefeito e é considerado imbatível pelos analistas políticos locais. O gigantismo eleitoral de Barbosa foi forjado nas suas boas administrações, enquanto Prefeito e na sua coragem em romper politicamente, em 2020, com os Renans pai e filho, que o expulsaram do MDB e levaram sua candidatura à justiça. Naquele pleito Luciano, mesmo com a candidatura sub-judice, teve 54,56% dos votos, 59.249 votos, ganhando a eleição nas urnas e, mais tarde, saindo também vitorioso na justiça, ao derrotar os Calheiros no TSE.
A briga de Barbosa com os Calheiros durou somente até o pleito seguinte, isto é, 2022, quando, além de eleger seu filho Daniel Barbosa (PROGRESSISTA), Deputado Federal, garantindo-lhe 33.672 votos, em Arapiraca, trabalhou para que o então candidato ao Senado, Renan Filho, obtivesse 59.551 votos dos arapiraquenses.
No pleito de 2026, Barbosa, com apoio dos Calheiros e do Presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira, deverá ser um dos candidatos ao Governo de Alagoas e como companheiros de campanha deverá ter ao seu lado o velho Renan, que buscará sua quinta reeleição para o Senado e o Deputado Federal Artur Lira (PP), que disputará a cadeira ocupada, atualmente, pelo Senador Rodrigo Cunha.