Maceió: 70% de “Não sabe/ Não respondeu” mostram que Espontânea é diferente de Estimulada

28/06/2024 15h03
Maceió: 70% de “Não sabe/ Não respondeu” mostram que Espontânea é diferente de Estimulada

Desde que foi divulgada na última quarta-feira, 26, o levantamento feito pelo Paraná Pesquisas surtiu vários efeitos e discussões nos bastidores da política em Maceió. Para o leitor e o eleitor é sempre bom deixar claro – sem manipular informações – a diferença dos resultados quanto às perguntas espontâneas e estimuladas.

Em todos os cenários da Estimulada (quando o entrevistado é induzido a responder entre os nomes listados) o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PL), tem larga vantagem entre seus concorrentes. Essa é aquela resposta dada quando o eleitor é perguntado “Se as eleições de Maceió fossem hoje e os candidatos fossem esses, em que votaria?”.

Nos quatro cenários apontados, óbvio que o prefeito da capital lidera com o percentual que chega até 69,9% dos votos. Quando os nomes são colocados para os entrevistados, JHC sai na frente de todos os adversários.

Porém, apesar da mostra que aponta João Henrique Caldas reeleito no primeiro turno, chama atenção o resultado da pesquisa Espontânea – aquela que o entrevistado responde sem a opção (lista) dos nomes que estarão na disputa.

Ou seja: quando indagados “Se as eleições para Prefeito de Maceió fossem hoje, em quem o(a) Sr(a) votaria?”, 62,1% dos entrevistados disseram que “Não sabe/ Não respondeu”. Somadas as respostas de “Ninguém/ Branco/ Nulo” com 7,9%, logo teremos 70% de indecisos.

Afinal, Espontânea é diferente de Estimulada, ok?

Confira abaixo!


Portanto, são mostras que fazem uma projeção e que podem ser vistas como um cenário futuro para o pleito de Outubro. Apesar dos resultados atuais, o apontamento resulta em grandes chances de mudanças até a votação do primeiro turno.

Lembrando: a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º AL-02718/2024. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 680 eleitores. Tal amostra representativa do município de Maceió atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,8 pontos percentuais para os resultados gerais

É isto!

E viva a política dos políticos em Alagoas!

#VidaQueSegue