Casa de farinha móvel doada à comunidade de Bananeiras em Arapiraca está paralisada

10/07/2024 14h02
Casa de farinha móvel doada à comunidade de Bananeiras em Arapiraca está paralisada

Uma casa de farinha móvel, doada à comunidade a Associação comunitária dos Moradores e Agricultores Familiares (Acoraf) da comunidade de Bananeiras na zona rural de Arapiraca através do senador Rodrigo Cunha (Podemos) está paralisada desde o dia da entrega em 13/07/2023. A entidade é presidida pelo líder comunitário Ademir da Bananeira que é pré-candidato a vereador com o apoio do senador.


O objetivo seria a produção de farinha de mandioca e derivados com capacidade de produção de uma tonelada por dia. A localidade através da agricultura familiar produz a principal matéria prima para a produção a mandioca em larga escala.


A entrega do equipamento foi pleito antigo das lideranças comunitárias, o senador realizou na época um trator de 90 cavalos que está sendo utilizado na aragem das terras, enquanto a casa de farinha móvel está paralisada em uma garagem se depreciando pela ação do tempo.


Nesta quarta-feira (04) o senador através da sua assessoria entregou a mesma comunidade uma Van. De acordo com informações do líder comunitário em vídeo nas redes sociais, o senador em seu mandato, já doou através de emendas, mais R$ 1 milhão em equipamentos para a comunidade.


A Codevasf através do governo Lula, tem incentivado o beneficiamento da mandioca através da doação das fábricas móveis de farinha, para garantir aumento de produção e renda para essa população omcçiomdp cpmumidades indigenas e quilombolas. Essa ação social tem mostrado resultados positivos na produção de alimentos mais baratos, infelizmente na comunidade Bananeiras grande produtora de mandioca essa ação social positiva não aconteceu.