À espera da cadeira (definitiva?) no Senado Federal
Já é grande a expectativa para que o senador Rodrigo Cunha (Podemos) seja – de fato – o indicado como candidato a vice-prefeito na chapa com o prefeito de Maceió, João H Caldas, o JHC (PL). Uma decisão que será histórica até para os anais do Senado Federal.
Nunca um senador da República deixou o mandato, ofertado nas urnas pelo povo, para concorrer à disputa de vice-prefeito. É um caso que vai ter histórias para contar antes e depois desta eleição de 2024.
Porém, nessa obediência política de acordos com a família Caldas, Cunha vai demonstrando que – politicamente – está caminhando rumo à ‘ladeira abaixo’. Desde a eleição de 2022, quando disputou o Governo de Alagoas e foi derrotado, o senador teve que se entregar aos anseios do prefeito de Maceió até para cumprir acordos financeiros deixados abertos naquele ano. Que o diga a FEMAC e Secom, né?
Sendo assim, segundo os mais próximos, Cunha vai tentar se reerguer eleitoralmente como vice de JHC e, quem sabe até lá 2026, chegar a ser o futuro prefeito de Maceió. isso, claro, caso o gestor da capital alagoana sair do cargo para se candidatar ao Senado Federal ou Palácio República dos Palmares. No entanto, muitas águas vão rolar e a turma palaciana já aguarda – ansiosamente – pelo embate com a turma Caldista.
Enquanto isso, a mãe de JHC, Dra. Eudócia Caldas (PL), está à espera da cadeira (definitiva?) no senado Federal. Primeira suplente de Cunha, Eudócia é ainda presidente estadual do PL Mulher em Alagoas. Em 2022, a ex-prefeita de Ibateguara assumiu a vaga de senadora com a licença de Rodrigo Cunha para disputar o pleito ao Governo de Alagoas.
Agora em 2024, na jogada política na linha expert de João Caldas, ela volta a ocupar o cargo em que terá missão, segundo os bastidores, de ‘esquentar cadeira’ até 2026 em uma nova decisão sobre o futuro político do filho JHC. Até lá, muitas águas vão rolar e coleção de documentos relativos estão sendo preparados para contar histórias.
Afinal, daqui a dois anos teremos uma eleição com briga de gigantes, profissionais especialistas do ramo e que estarão em disputa duas vagas ao Senado Federal, incluindo, a do senador Renan Calheiros (MDB). Calheiros, sem dúvidas, vai em busca de renovar o seu quinto (5º) mandato mesmo sendo considerado um dos “últimos moicanos” – no bom sentido figurativo para a política – da Casa Legislativa.
Veremos o resultado!
É isto!
E viva a política dos políticos em Alagoas!
#VidaQueSegue
Email: [email protected]
Redes sociais: @blogkleversonlevy