65 prefeitos eleitos do MDB (Calheiros) ou do governador Paulo Dantas?

09/10/2024 15h03
65 prefeitos eleitos do MDB (Calheiros) ou do governador Paulo Dantas?
Foto: Edvan Ferreira/Agência Alagoas

Foi até numa live realizada ontem, 08, que o ex-governador e atual ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), falou com empolgação sobre o resultados das eleições de 2024 nas cidades alagoanas. RF explanou por diversas vezes o resultado que teve o MDB em Alagoas.

De fato, o partido Calheirista conseguiu fazer dos 102 municípios a maioria dos prefeitos eleitos e reeleitos em 2024. Foram 65 emedebistas que tiveram o apoio do Palácio República dos Palmares e dos senadores Renans Calheiros ( pai e filho) – apesar da ausência em algumas cidades.

“O MDB elegeu 65 prefeitos e prefeitas e o maior número de vereadores. Agradeço a todos pelos mais de 630 mil votos e pelo apoio maciço que materializou nossa maior vitória. Vamos adiante!”, escreveu RF em sua conta no Instagram.

Com esse resultado, óbvio, se desenha uma margem de potencial político e eleitoral para 2026. A lembrar que a única derrota acachapante para o MDB, todavia, foi em Maceió.

Na capital alagoana, João Henrique Caldas, o JHC (PL), conquistou 83,25% dos votos nas urnas do último domingo, 06, e teve a maior votação entre as últimas eleições municipais. Foram exatos 379.544 votos dos maceioenses depositados nas urnas de outubro deste ano.

Sendo assim, em Maceió, mais uma derrota do Palácio dos Calheiros que há décadas não conseguem êxito na capital de Alagoas. Afinal, os Calheiros apostam mais no interior do estado, captando mais municípios e prefeitos, ao invés de se preocuparem com os maiores colégios eleitorais, onde mantêm uma votação que – apenas – ajuda minimamente na eleição.

Por outro lado, vale destacar o empenho que teve Paulo Dantas, principalmente, no sertão de Alagoas para eleger os candidatos dele. Com isso, a soma de Dantas e Calheiros reflete na grande maioria dos gestores do MDB eleitos e reeleitos.

Porém, a pergunta que fica é: 65 prefeitos eleitos do MDB (Calheiros) ou do governador Paulo Dantas? Quem foi o vitorioso da eleição de 2024? Quem se empenhou mais? Por fim, manda quem pode e obedece quem tem juízo. Será?

Veremos, portanto, em 2026.

É isto!

E viva a política dos políticos em Alagoas!

#VidaQueSegue

Email: [email protected]

Redes sociais: @blogkleversonlevy