Encontro entre prefeitos e Lira mostra força política para candidatura em 2026

17/02/2025 00h12
Encontro entre prefeitos e Lira mostra força política para candidatura em 2026

Desde 2023, o Blog Kléverson Levy vem apontando, via bastidores da política, se o ex-presidente da Câmara dos Deputados, o deputado federal Arthur Lira (PP), terá peso político para chegar na majoritária de 2026.

Lira, de fato, sempre sinalizou que na eleição vindoura poderia dar uma passo a mais em sua carreira política, inclusive, como avisou aos aliados – mais próximos – o interesse em ser candidato ao Senado Federal.

Fora da cadeira de presidente da Câmara dos Deputados, após ter sido reeleito duas vezes para o comando da Casa, o parlamentar já começou a encontrar empecilhos (político e eleitoral) tendo que experimentar o sabor e dissabor de ser apenas mais um entre os 513 deputados federais. Isso é o de menos! Segue o baile que no Brasil é Brasil.

Com isso, muitas situações dos bastidores (digamos: os inimigos conquistados) podem atrapalhar ou ajudar os planos do ex-todo-poderoso de Brasília.

Afinal, em Alagoas, Arthur Lira deu o pontapé inicial – agora pra valer – em sua campanha na busca pelo cargo de senador. A assessoria do deputado informou neste domingo, 16, que ele conseguiu reunir 36 prefeitos aliados em duas agendas políticas neste final de semana (Ver fotos).

“Na sexta (14), Lira dialogou com 26 gestores municipais de seu partido, o Progressistas. No sábado (15), o encontro foi com prefeitos e prefeitas filiados ao partido MDB (Movimento Democrático Brasileiro) e que integram a base de apoio de Arthur no estado. Na pauta de ambas as atividades, o planejamento de iniciativas para a defesa e para o suporte às demandas dos municípios alagoanos durante o ano de 2025”, diz o texto da Assessoria de Lira.

Ou seja: sem o Poder de presidente da Câmara dos Deputados e a ‘amizade’ que poderá ser de distância com o Governo Federal, De Lira é – também – mais um deputado federal para ir em busca dos votos para senador ou sua reeleição (como uma última hipótese) em 2026.

Portanto, não foi à toa que reuniu aliados do PP e – pasmem! – do MDB para traçar planos futuros com vistas ao pleito do próximo ano. Agora, cá para nós, reunir os gestores do MDB (Calheiros e Palácio dos Palmares) é uma mostra de que o alinhamento entre os políticos de Alagoas está bem dialogado e conversado desde Brasília.

Não esqueçam de 2010, ok?

Afinal, diz a nota enviada ao Blog Kléverson Levy que essas reuniões ocorridas no final de semana foram para que “prefeitos e prefeitas apresentassem pleitos a Arthur Lira, buscando apoio do parlamentar em tratativas junto à Brasília, a fim de garantir recursos, obras e serviços em favor dos municípios”.

Será?

Quem – ainda – acredita em papai noel?

Por fim, fica a avaliação obtida de fontes fidedignas que o encontro entre prefeitas, prefeitos, lideranças e Arthur Lira serviu para mostrar sua força a caminho do voo político em 2026: a cadeira de senador da República!

Quem viver, verá!