Brasília é o caminho que resolve tudo que acontece na política em Alagoas

10/03/2025 11h11
Brasília é o caminho que resolve tudo que acontece na política em Alagoas
Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF

Todo mundo leu – na semana passada – que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, confirmou a regularidade da eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) para o biênio 2025/2026.

Ou seja: nada de errado para que o todo-poderoso (isso é fato em Alagoas!) Marcelo Victor (MDB) permaneça como presidente eleito pela unanimidade dos votos de seus pares na Casa de Tavares Bastos.

A Interpretação e/ou compreensão do ministro Dino que mais chamou atenção no trecho da Ação Direta de Inconstitucionalidade 6.720 Alagoas foi quando deixou claro que “Não há dúvidas, portanto, que — não obstante [impede] o parlamentar esteja em seu quarto mandato como Presidente da Assembleia Legislativa alagoense”.

“… o fato juridicamente relevante, na linha dos precedentes desta Corte (ADIs 6.688, 6.698, 6.714 e 7.016), é que somente podem ser considerados, para efeito de inelegibilidade, as composições das mesas posteriores ao marco temporal (07.01.2021), ou seja, aquelas correspondentes aos biênios 2023/2024 e 2025/2026”.


Portanto, como sempre publica o Blog Kléverson Levy que Brasília resolve tudo que acontece para a política em Alagoas. Isso é fato desde os primórdios eleitorais. A capital federal é onde estar a mesa redonda para discussões políticas e eleitorais que interferem nas eleições das terras dos marechais.

Já o senador Renan Calheiros (MDB), que trabalha com afinco nos bastidores para 2026, sabe que os caminhos percorridos – em Brasília – são estreitos para quem já foi presidente do Senado Federal, por quatro vezes, e tem até ‘tapetes vermelhos’ ao adentrar nos Poderes brasilienses.

Por fim, a conta vai chegar para ser cobrada, politicamente e eleitoralmente no próximo ano, é claro. A Alagoas de Brasília não é a Alagoas da realidade dos alagoanos. A classe política vive, na teoria, um discurso quando estão à frente do clique de um sinal vermelho de ‘gravando’.Porém, na prática, é uma outra situação escondida dos cidadãos que os bastidores não revelam ou pode revelar.

É isto!

E viva a política dos políticos em Alagoas!

#VidaQueSegue

Email: [email protected]

Redes sociais: @blogkleversonlevy