Política
Marinho: Senado deveria avaliar nomes para instituições financeiras internacionais
Em pronunciamento nesta quarta-feira (15), o senador Rogério Marinho (PL-RN) destacou que apresentou um projeto para disciplinar a indicação de brasileiros aos cargos de presidente e diretor de instituições financeiras ou de desenvolvimento, bilaterais ou multilaterais, das quais o país seja membro fundador ou possua capital subscrito (PL 661/2023).
De acordo com a proposta, os indicados terão de ser sabatinados e aprovados pelo Senado para poder assumir esses cargos. Segundo Marinho, a escolha desses profissionais precisa considerar capacidade de gestão e critérios técnicos, afastando a possibilidade de apadrinhamento político.
— Esses profissionais precisam ter experiência no setor, qualificação, precisam apresentar resultados, e [é necessário] que o atributo para sua contratação deixe de ser o atributo político, do mero aparelhamento dessas instituições, com prejuízos comprovados para a sociedade brasileira — afirmou ele, acrescentando que os indicados têm de ser idôneos, com reputação ilibada, notória capacidade em assuntos econômicos e financeiros, entre outras características.
Marinho lembrou que o Senado já é responsável por autorizar operações externas de natureza financeira. E que, além disso, a Casa é responsável por aprovar indicados para as agências reguladoras, o Tribunal de Contas da União (TCU) e para o Banco Central, o procurador-geral da República, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e Superior Tribunal de Justiça (STJ) e embaixadores, entre outros.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
3SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa recém-diplomada herdará máquina pública inchada e desafios fiscais
-
5NATAL SEM FOME
Famílias ocupam supermercado para denunciar altos lucros com os alimentos