Política
Senado aprova acordo de defesa com a Jamaica
Em votação simbólica, o Senado aprovou nesta quarta-feira (15) o texto do Acordo-Quadro entre Brasil e Jamaica sobre Cooperação em Matéria de Defesa, assinado em Kingston, em 2014. O texto do PDL 139/2022, que segue para promulgação, tem origem na Câmara dos Deputados e foi relatado pelo senador Marcos Rogério (PL-RO).
O acordo tem como objetivos: promover a cooperação em defesa, com ênfase nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, de apoio logístico e de aquisição de produtos e serviços; compartilhar conhecimentos e experiências adquiridas em operações das Forças Armadas e nas áreas da ciência e tecnologia; promover ações conjuntas de treinamento e instrução militar; colaborar em assuntos relacionados a sistemas e equipamentos de defesa; e cooperar em outras áreas relacionadas.
No parecer, o senador ressalta que é relevante, para o papel de destaque que o Brasil pretende ocupar no cenário internacional, que apoiemos medidas que colaborem com a segurança e a paz globais.
“Acordos como este trabalham não apenas para o desenvolvimento tecnológico no campo da defesa, como também para fortalecer as alianças e os entendimentos tão necessários para o alcance da paz duradoura”, destaca.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o texto deverá constituir “marco importante na cooperação bilateral na área de defesa. Contribuirá, ademais, para o estabelecimento de novo patamar de relacionamento entre os dois países”.
O Ministério lembra que o acordo contém cláusula expressa de garantias assegurando o respeito aos princípios de igualdade soberana dos Estados, de integridade e inviolabilidade territorial e de não intervenção nos assuntos internos de outros Estados, em consonância com a Constituição.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
3SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa recém-diplomada herdará máquina pública inchada e desafios fiscais
-
5NATAL SEM FOME
Famílias ocupam supermercado para denunciar altos lucros com os alimentos