Geral
Arapiraca ganha unidade para tratamento de dependentes químicos
O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) e a secretária de Saúde, Aurélia Fernandes, inauguram na manhã desta quinta-feira (dia 1º), a primeira unidade para tratamento e recuperação de pessoas viciadas em algum tipo de drogas e dependentes químicos, o Caps-AD de Arapiraca.
O espaço está localizado na Rua Isabel de Oliveira, no Bairro Jardim Esperança, e faz parte da Coordenação de Saúde Mental, do Departamento Municipal de Atenção à Saúde.
A solenidade contou com a presença do médico Judá Fernandes; presidente da Câmara de Vereadores de Arapiraca, Adalberto Saturnino (PMDB); vereadores Daniel Rocha (PTB) e Gilvânia Barros (PMDB), além da coordenadora do Programa de Saúde Mental, Cledja Rocha; coordenadora do Caps-AD, assistente social Iza Castro, e a representante do Conselho Municipal de Saúde, Cida Albuquerque, bem como de secretários de governo, assessores, servidores municipais, profissionais da área de saúde e convidados.
No início da cerimônia, autoridades e público cantaram o Hino de Arapiraca. Representando o Conselho Municipal de Saúde e os moradores do bairro Jardim Esperança, Cida Albuquerque lembrou que reside há mais de 25 anos na localidade e parabenizou o prefeito Luciano Barbosa e a secretária Aurélia Fernandes pela entrega da unidade de recuperação de dependentes químicos.
Emocionada, a coordenadora do Caps-AD, assistente social Iza Castro, revelou que o grupo realizou estudos durante cinco meses para a implantação da unidade.
A secretária Aurélia e o prefeito Luciano Barbosa abraçaram a causa e deram total apoio para a viabilização do projeto, que também contou com a participação dos grupos de alcoólicos anônimos, narcóticos anônimos, conselhos de saúde e de equipes de servidores da secretaria de Limpeza, entre outros departamentos da administração municipal, frisou.
Em seu pronunciamento, a secretária Aurélia Fernandes elogiou o empenho e comprometimento dos servidores com a qualidade da saúde pública em Arapiraca. Ela também ressaltou o apoio do prefeito Luciano Barbosa na implantação do Caps-AD.
Estamos dando mais um grande passo no combate ao uso de drogas em nosso município e vamos avançar ainda mais, acrescentou.
Por sua vez, o prefeito Luciano Barbosa destacou o momento para o fortalecimento das ações das políticas públicas de saúde em Arapiraca.
Esse é um dia importante em nossa gestão, com a entrega desta importante obra social. Sabemos que é um grande desafio para toda a sociedade, pois estamos aqui planejando ações de combate ao uso de drogas, mas existem pessoas lá fora assediando jovens e vendendo drogas, declarou o prefeito.
Barbosa destacou o compromisso dos servidores. Todos vocês têm a alma voltada para fazer o bem às famílias e a quem precisa de apoio especializado, afirmou.
Na sequência da programação, prefeito e autoridades descerraram a placa de inauguração do Caps-AD. Em seguida, o monsenhor José Neto abençoou as instalações da unidade, que foi aberta para visitação do público.
O Caps-AD de Arapiraca é o terceiro no Estado de Alagoas. Ele funcionará diariamente a partir da próxima segunda (5), no período das 7h às 12h e das 14h às 18h.
A unidade ofertará serviço especializado em saúde mental que atende pessoas com problemas decorrentes do uso ou abuso de álcool e outras drogas em diferentes níveis de cuidado: intensivo (diariamente), semi-intensivo (de duas a três vezes por semana) e não-intensivo (até três vezes por mês). É um serviço ambulatorial territorializado que integra uma rede de atenção em substituição à internação psiquiátrica", e que tem como princípio a reinserção social.
O corpo técnico é formado por clínico geral, educador físico, psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, enfermeiro, assistente social, fisioterapeuta e farmacêutico. Já o corpo de nível médio e apoio administrativo, conta com artesão, arista plastico, monitores, cozinheiros, jardineiros, auxiliar administrativo, técnicos de enfermagem e técnicos de farmácia.
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2SEM PUDOR
Ju Isen, musa das manifestações mostra o ânus durante transmissão ao vivo de Carnaval
-
3EDUCAÇÃO
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
4FUTEBOL
West Ham quer vender ex-Palmeiras sete meses após pagar R$ 132 milhões, diz jornal
-
5VERGONHA EM PALMEIRA
Crise no Futebol: Prefeitura intensifica represálias contra CSE e “administrador de estádio” sem portaria de nomeação proíbe treinos noturnos