Geral
Estudantes da Ufal acampam defronte ao Fórum de Arapiraca
Cerca de quinhentos manifestantes, entre estudantes, professores e servidores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) estão, neste momento, acampados defronte ao Fórum da cidade de Arapiraca. O grupo reivindica a saída do campus da rodovia AL 115, onde fica localizado ao lado do presídio de segurança média Desembargador Luis Oliveira Lima.
Com narizes de palhaço, caras pintadas e apitos na boca, os estudantes saíram, às 10 horas, em caminhada da Universidade até o Fórum, ocupando uma das pistas da rodovia AL 220.
O estopim da manifestação foi a fuga de 15 detentos registrada na tarde desta segunda-feira (2), onde a exemplo das vezes anteriores os reeducandos invadem a área do campus durante a fuga. No ano passado, uma fuga causou pânico entre candidatos e fiscais de um concurso público que estava sendo realizado no campus da Ufal. Devido ao transtorno, o certame foi cancelado pela Copeve, visto que muitos candidatos saíram correndo das salas, enquanto outros permaneceram trancados, violando assim as regras do concurso.
Com palavras de ordem, os manifestantes fazem referência à decisão do Juiz José Miranda Santos Junior, que concedeu liminar determinando que o Estado de Alagoas se abstenha, até nova determinação, de desativar o presídio e de transferir coletivamente os detentos para a capital, com pena de multa diária de R$ 500 mil.
APOIO – No final da manhã, o reitor da Ufal, Eurico Lôbo, enviou nota oficial prestando solidariedade e apoio à comunidade acadêmica do Campus Arapiraca.
"A gestão está agindo junto às instâncias decisórias no Estado Ministério Público, Corregedoria Geral de Justiça, Secretaria de Defesa Social e Polícia Federal para buscar soluções e cobrar do governo ações imediatas para resolver o problema da falta de segurança nas unidades da Ufal, onde há vulnerabilidade por estarem próximas a presídios", diz a nota.
Mais lidas
-
1HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS EM CHAMAS
Protesto por falta d’água escancara o legado de descaso deixado por Júlio Cezar e sua parceria milionária com a Águas do Sertão
-
3CINEMA
O Caçador e a Rainha do Gelo é continuação de outro filme? Entenda a ordem para assistir
-
4PRAZO
Abono do Fundef: Seduc e Seplag orientam servidores sobre declaração do imposto de renda
-
5AVANÇA
Touro enfurecido avança sobre homem e passa por cima de BMW