Geral
Governo de Alagoas discute projeto de gestão para APLs em Brasília
A reunião do comitê temático Observatório Brasileiro de Arranjo Produtivos Locais (APLs), da secretaria executiva do Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais (GTP APL), aconteceu na manhã desta segunda (09) e teve Alagoas como destaque em projeto piloto relacionado a sistema nacional de monitoramento dos arranjos.
A gerente de Monitoramento de APLs da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Fátima Aguiar, representou o núcleo estadual alagoano no encontro, que ocorreu na sede do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em Brasília.
O mecanismo de acompanhamento, inicialmente denominado Observatório Nacional de APLs, deve concentrar dados e informações que também servirão de análise do andamento das ações, construção de estratégias e tomada de decisões pelos coordenadores do programa.
Considero a ferramenta um avanço importante no sistema de gestão dos APLs, já que permite uma maior interação entre os atores produtivos e institucionais envolvidos, viabilizando a troca de experiência entre as regiões e um melhor planejamento de atividades, pontuou Fátima Aguiar.
Na ocasião, os participantes discutiram os projetos pilotos dos primeiros estados a receberem a ferramenta de gestão dos arranjos, Alagoas, Paraná e Goiás, escolhidos por serem referências no cenário de desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais.
Além disso, está prevista a apresentação da nova composição do comitê, com a entrada de novos integrantes, o estágio atual das atividades de implantação do Observatório, informes sobre indicadores e taxonomia para APLs, entre outras atividades.
Mais lidas
-
1TRAIÇÃO ANUNCIADA
Secretário Júlio Cezar revela que vai abandonar o MDB, partido que o acolheu no auge de sua crise política (VÍDEO)
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3POLÍCIA
Empresário avisa à esposa que reconheceu um dos atiradores e que foi vítima de emboscada
-
4POLÍCIA
Empresário baleado em atentado na Ponta Verde morre no HGE
-
5DECLARAÇÕES
MC Poze se manifesta após críticas por silêncio sobre prisão de Oruam