Geral
Conselho Gestor da APA de Murici lança projeto Conhecer para Proteger
O Conselho Gestor da Área de Preservação Ambiental (APA) de Murici realizou), na Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Osvaldo Timóteo, em São José da Laje, sua 6ª Reunião Ordinária. Entre as pautas, houve o lançamento do projeto em educação ambiental Conhecer Para Proteger, uma iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e do Instituto do Meio Ambiente (IMA).
O projeto Conhecer Para Proteger tem o objetivo de levar ao conhecimento de estudantes de escolas estaduais, municipais e moradores das comunidades do entorno da APA, assuntos relacionados à educação ambiental e conscientizá-los para a preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos, mostrando alternativas para a preservação do ecossistema.
Foi um dia festivo para as 80 crianças da escola municipal Maria do Rosário Cavalcante. Elas aprenderam a fazer uso correto do patrimônio natural, participaram de brincadeiras e conheceram espécies nativas de plantas e pássaros. Houve ainda gincana, onde recolheram materiais descartados pela cidade: garrafas pet, pilhas, películas de raios-x e óleo vegetal utilizado. A gincana serviu para ensinar às crianças e jovens o manejo correto desses resíduos e também o que pode ser feito em termos de reciclagem.
Adriano Augusto, diretor-presidente do IMA, falou sobre a importância do projeto para a o meio ambiente, para os moradores e para os municípios que fazem parte do conselho. Segundo ele, é preciso que as pessoas tenham conhecimentos sobre o meio em que vivem. É preciso conhecer o que é um córrego, uma nascente, determinadas plantas e animais, pois somente conhecendo eles entenderão os benefícios e malefícios e assim poderão se engajar no processo de proteção.
O presidente da APA, Ykison Teotônio de Emery, iniciou a reunião com a apresentação de slides abordando questões sobre o que é uma APA, para que serve, que espécies de animais, aves e plantas são encontrados no local e os problemas decorrentes da retirada ilegal de madeira e da caça predatória. Ykison frisou a importância da contribuição dada pelas comunidades e estudantes, pois eles são os maiores beneficiados com a preservação da área.
Participaram da reunião, representantes da Semarh, IMA, estudantes e professores da escola Maria do Rosário Cavalcante, o empreendedor da reserva, Osvaldo Timóteo da Silva, e os conselheiros de nove municípios: São José da Laje, Branquinha, Ibateguara, Novo Lino, União dos Palmares, Colônia Leopoldina, Flexeiras, Murici e Messias.
Foi também apresentada a programação das gincanas que ocorrerão nos municípios que fazem parte da APA de Murici, a participação dos conselheiros juntamente com as crianças que farão parte das gincanas no Mês do Meio Ambiente, que ocorrerá de 5 de maio a 5 de junho, e o calendário para a próxima reunião, no dia 20 de junho, na RPPN Vila Dágua, em Murici.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Estado inicia nesta segunda pagamento da segunda parcela dos precatórios do Fundef
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3INTERNACIONAL
Elon Musk apoia sanções dos EUA contra Moraes com emojis simbólicos
-
4ATIVOS
Multinacionais anunciam saída da Argentina e acendem alerta: êxodo de empresas no mercado argentino?
-
5AGRICULTURA
Políticas públicas do Estado facilitam a vida de mais de 82 mil famílias que trabalham no campo em Alagoas