Geral

Obra de nova adutora avança para Major Izidoro e Cacimbinhas

27/04/2012

Já estão prontos mais de três quilômetros da rede adutora inclusa nas obras de ampliação e reforço no Sistema de Adução de Água Tratada para os municípios de Major Izidoro e Cacimbinhas, informou a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) nesta quinta-feira (26). A construção da estação elevatória do sistema também já foi iniciada.

A obra é mais uma ação estruturante do Programa Alagoas Tem Pressa. De acordo com a superintendente de Obras da Seinfra, Sílvia Valéria Lima, a estação elevatória vai captar água do reservatório no município de Batalha, que será transportada a Major Izidoro e Cacimbinhas por meio de 26 km de rede adutora.

“Já existe um sistema que interliga Major Izidoro e Cacimbinhas, mas ele não tem água suficiente para atender à população”, explica Sílvia Valéria. “A obra que executamos levará água para suprir a demanda dos dois municípios, inclusive encerrando o sistema de rodízio”.

Os dois municípios são atendidos atualmente pelo Sistema Coletivo de Abastecimento de Água da Bacia Leiteira, que foi projetado em 1964 para atender a apenas sete municípios. Mas, ao longo dos anos, novas subadutoras foram interligadas ao sistema, que hoje atende a 18 municípios do Sertão, causando déficit no serviço oferecido e originando um rodízio no abastecimento.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, lembra que ampliar o abastecimento em Alagoas, garantindo água de qualidade para a população, é uma prioridade do Governo. “Para se ter ideia, em algumas localidades desses municípios os moradores passam até uma semana sem receber água em casa. Sabendo do problema e do drama desses alagoanos, o Governo Estadual investiu e está concretizando mais essa importante obra. Água é fundamental para o nosso desenvolvimento”, diz Fireman.

A obra de ampliação e reforço do Sistema de Adução de Água Tratada é executada com recursos da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e contrapartida do Governo Estadual. Quando estiver concluído, o sistema será operacionalizado pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).