Geral
Saúde realiza capacitação sobre medicamento para paciente com suspeita de infarto
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) passará autilizar a partir de maio, o medicamento Metalyse (Tenecteplase) nos atendimentos para pacientes com suspeita de infarto do miocárdio. Nesta sexta-feira (4), haverá uma mesa redonda sobre o Atendimento Emergência do Infarto Aguado do Miocárdio. O evento será realizado a partir das 20h, no Hotel Radisson, na Pajuçara, em Maceió.
A iniciativa contará com a participação do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo e do superintendente de Atenção à Saúde,Sival Clemente e do diretor de Assistência Farmacêutica, Fábio Pacheco, além dos diretores e coordenadores de urgência e emergência.
Já no sábado (5), a partir das 8h, os profissionais da rede pública de saúde passarão por uma capacitação promovida pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo. A iniciativa faz parte doprojeto Time (Treinamento Integrado em Medicina de Emergência).
A ação conta com o apoio da Sesau, da Sociedade Brasileira de Clínica Médica e da Boehringer Ingelheim. Durante o Treinamento Integrado em Medicina de Emergência, as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência terão uma aula prática da aplicação do Metalyse.
Eles terão ainda acesso a palestras sobre a importância do tratamento emergencial do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), manejo da parada cardiorrespiratória, atendimento hospitalar do IAM e hospitalar da dor torácica.
Medicamento – Para o atendimento, a Secretaria de Estado da Saúde, através da Diretoria de Assistência Farmacêutica (DAF) adquiriu um lotecom 70 ampolas, que também serão disponibilizadas para o Hospital Geral doEstado e a Unidade de Emergência do Agreste.
Segundo o diretor da DAF, Fábio Pacheco, desde o ano passado havia um projeto na Sesau para adquirir o medicamento Metalyse, que é indicado para o tratamento trombolítico (dissolução do coágulo) em casos de infarto agudo do miocárdio (ataque cardíaco). A substância ativa de Metalyse atua estimulando a dissolução de coágulos, restaurando o fluxo de sangue para ocoração.
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2SEM PUDOR
Ju Isen, musa das manifestações mostra o ânus durante transmissão ao vivo de Carnaval
-
3EDUCAÇÃO
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
4FUTEBOL
West Ham quer vender ex-Palmeiras sete meses após pagar R$ 132 milhões, diz jornal
-
540 ANOS DE PRISÃO
Ministério Público pede condenação de Sargento da PM por matar feirante