Geral

15 de Maio- Dia do Assistente Social

15/05/2012

A data foi escolhida por corresponder à publicação da Encíclica Católica “Rerum Novarum”, em 1891, que apresentou as diretrizes da Doutrina Social seguida pelos cristãos. Após alguns anos, a doutrina foi desvinculada da religião e se transformou em ofício. No Brasil, o Serviço Social surgiu na década de 1930, tendo a profissão regulamentada em 1957.

O profissional da área promove o bem-estar coletivo e auxilia na integração do indivíduo à sociedade, desenvolvendo, executando e avaliando as políticas sociais. Os ramos de atuação do assistente social englobam a saúde, as relações de trabalho, a educação, a habitação, a conservação e a preservação do meio ambiente, os direitos humanos, a gestão de pessoas e o marketing social.

O setor público emprega 80% da categoria nos níveis municipal, estadual e federal. Outros setores que concentram profissionais da área são as organizações não-governamentais (ONGs) e as empresas privadas, que buscam consultoria na área de recursos humanos.

A Graduação em Serviço Social do Complexo Educacional FMU prepara os alunos para lidarem com questões relevantes, como a fome, a pobreza e a violência. O curso conta com disciplinas nas áreas de ciências humanas e sociais. A partir do 4º semestre, os alunos aplicam os conhecimentos adquirido sem estágios supervisionados pelos professores, ganhando experiência e se preparando para atuarem no mercado de trabalho.

Além do Bacharelado, a FMU oferece ainda cursos de Pós-graduação em Serviço Social, como Organização e Gestão de Políticas Sociais, Trabalho Social com Famílias, Serviço Social na área da Saúde Coletiva e Trabalho Interdisciplinar com Crianças e Adolescentes na Área Socio jurídica.