Geral
Técnicos municipais participam de capacitação sobre a qualidade da água
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) realiza, a partir desta quarta-feira (16), uma capacitação sobre Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIAGUA) e sobre o Sistema de Informação da Qualidade da Água (SISAGUA). A atividade acontece das 8h às 17h, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, e é voltada para técnicos municipais.
O treinamento é destinado aos técnicos que atuam diretamente nas ações de vigilância (cadastro, coleta e análises) e com o SISAGUA nos 102 municípios. De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde Ambiental da Sesau,Elisabeth Rocha, o curso tem a proposta de intensificar a atuação dos municípios relativa às responsabilidades na área da VIGIAGUA e na melhoria das informações inseridas no SISAGUA.
A VIGIAGUA está sendo desenvolvida de forma sistematizada,por meio de um conjunto de ações estratégicas e básicas nas diversas esferas de Governo, respeitando as particularidades locais e os princípios e diretrizes do SUS [Sistema Único de Saúde], informou a diretora.
Segundo a Elisabeth Rocha, a vigilância da qualidade da água para consumo humano deve ser uma atividade rotineira e preventiva de ação sobre os sistemas públicos, buscando soluções alternativas de abastecimento de água afim de garantir o conhecimento da situação da água consumida e resultando na redução das possibilidades de enfermidades transmitidas pela água utilizada.
Os cursos serão ministrados em três etapas. Abrangendo os técnicos da 1ª a 6ª Região de Saúde, o treinamento será realizado no dia 16 de maio, em Maceió. Já no dia 22, das 8h às 17h, o curso será ofertado aos técnicos da 7ª e 8ª Regiões de Saúde, em Arapiraca, no Centro de Referência em Saúde de Arapiraca (Cria), localizado à Rua José Jailson Nunes, s/n Santa Edwiges.
A última capacitação acontece em Delmiro Gouveia, no dia 24 de maio, das 8h às 17h, na pousada Sagrada Família, e é destinada aos técnicos da 9ª e 10ª Regiões de Saúde.
A capacitação será estruturada em duas partes: treinamento teórico, básico e treinamento prático. O conteúdo irá abordar sobre os aspectos técnicos referentes aos conceitos e atribuições dos municípios e a apresentação da Portaria 2.914 de 12/12/2011, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, que substituiu a portaria MS 518/2004.
Serão ministrados ainda os aspectos operacionais do SISAGUA referentes a cadastros, alimentação, relatórios gerenciais e inconsistências. O curso terá carga horária de 8 horas/aula.
Mais lidas
-
1MENTIRA OFICIAL
Prefeitura de Palmeira dos Índios omite pauta real de encontro com lideranças indígenas: o projeto do Parque Aquático em área demarcada
-
2REVIRAVOLTA
Carlos Guruba se mostra insatisfeito com Prefeito-imperador e anuncia providências jurídicas: "Fomos traídos na disputa pelo CSE"
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
LDO 2025: Orçamento baixo para vice-prefeita eleita levanta questionamentos sobre valorização do cargo
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Disputa acalorada na Câmara: Salomão Torres insiste na corrida pela presidência da Casa com apoio do prefeito-imperador
-
5NEGADA A MATERIALIDADE
Os 5 policiais militares acusados da morte do servente Jonas são absolvidos após julgamento